Núcleo de Lapidação da Metamat forma 3ª turma de lapidários
23/12/11
Mato Grosso conta com mais 27 lapidários no mercado. A mais recente turma, terceira desde a efetivação do Núcleo de Lapidação de Pedras Coradas em julho do ano passado, recebeu certificados de qualificação nesta quinta-feira (22.12), no auditório da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).
;?Para se ter sucesso, precisa de sincronismo, de união, de força de vontade. As amostras do trabalho conduzido revelam um verdadeiro cartão postal. O papel da Metamat foi de oportunizar para vocês, a abertura do próprio negócio, constituir uma empresa e melhorar a renda. Não é fácil, 300 horas de curso, enfrentando muitas dificuldades, mas estão aqui os que persistiram e conseguiram o êxito?, destacou o presidente da Metamat, João Justino Paes Barros, na abertura do evento.
;Hoje o profissional sabe do conteúdo de emoção e descobertas que cada peça, tida como joia exclusiva carrega. Isso porque são diversas etapas desde a identificação da pedra até a lapidação final, dominando sempre e tática de manusear com cuidado e observação.
;Durante o curso também foram ministradas palestras sobre ?Motivação e Cenário de Comercialização de Pedras Coradas?; ?Gestão Organizacional?; ?Marketing Estratégico para Pequeno Empreendedor? e ?Constituição Jurídica para a Indústria de Lapidação?.
;Charles Pantoja Esteves, que integra a equipe do Núcleo como consultor e palestrante, defende que a profissão de lapidário vai incrementar o setor mineral e induzir na busca de outras frentes, como de gemólogos, profissional que o Estado não tem. ?Nunca atuei numa atividade que me desse tanto prazer quanto o de pedras coradas. É um futuro interessante para aqueles que fizeram o curso, temos resultado de peças lindíssimas. E aconselho para atuarem no mercado com honestidade, porque sem ela nenhum empresário terá sucesso. Por isso, atuem na legalidade, paguem seus impostos. Os primeiros anos serão de investimento e dedicação, mas o retorno virá?.
;O setor está realmente se expandindo. Alguns alunos das turmas anteriores já estão inseridos no mercado de trabalho, outros se mobilizam para implantar associações, assim facilita a aquisição dos maquinários e um número maior de pessoas se beneficia. ?Nosso objetivo é formatar uma oficina de pedras coradas e implantá-la na Associação, para gerar emprego e renda para a entidade?, afirmou o dirigente da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD) do Pedra 90, Daniel Lopes.
;O curso de Lapidação em Pedras Coradas foi ministrado pelo professor Ednilson Martins Santos e coordenado pelo geólogo Wanderlei Magalhães. Quando o Núcleo de Lapidação iniciou a ação (Cursos) em meados de 2010, eram três pessoas na equipe, hoje são cinco pessoas, mais um colaborador e um aprendiz.
;Em 2012 o Núcleo viabilizará apenas um Curso de Lapidação em Pedras Coradas, com 400 horas/aula, previsto para início em abril.
;Porém, a grande expectativa para o setor mineral é o curso de Gemólogos que a Metamat com apoio da Associação dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), da MT Broker Treinamento Empresarial e outros órgãos, oferecerá no início do ano, ainda no mês de janeiro. Trata-se do primeiro desenvolvido no Estado e deverá agilizar o processo de exportação das pedras, que atualmente depende de análise de gemólogos de São Paulo ou Brasília, atrasando a encomenda em até 30 dias.
;Para Wanderlei Magalhães, outras iniciativas vão movimentar o setor mineral em 2012. ?A meta é consolidar o setor de lapidação no Estado para estruturarmos futuramente outras etapas do setor, como de modelagem e cravação de pedras e a ourivesaria?.
;A Metamat é vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
24 Horas News – Juina/MT