Novo episódio do PodMinerar trata sobre diversificação econômica em territórios com mineração
25/10/22
Diversificar a produção econômica de municípios onde a mineração é relevante é uma necessidade para o desenvolvimento sustentável, mas também uma questão de sobrevivência das regiões e das mineradoras. Afinal, a mineração não dura para sempre. Pensando nisso, Minas Gerais lançou um programa com intuito de fomentar a economia local para diversificar e construir um caminho sustentável, que não dependa apenas do setor minerário.
O Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados visa ajudar esses municípios a identificar oportunidades e a se desenvolver localmente, gerando novas possibilidades de sustentação econômica, buscando alternativas para criação de novos empregos e renda. O processo não é rápido e depende da atuação em várias frentes: lideranças locais, poder público, universidades e sociedade civil.
Como desenvolver pessoas e o território? Qual o papel dos mineradores e do poder público? Como aproveitar a logística e a mão de obra qualificada em municípios mineradores para atrair novas empresas e projetos similares ou complementares? Essas questões serão debatidas no episódio desta terça-feira (25/10), do PodMinerar.
Para falar sobre o tema o podcast da Mineração do Brasil recebe Mariana Nahas, CEO fundadora da NMC Sustentabilidade Integrativa, Waldir Salvador, consultor de relações institucionais da Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG); Anderson Cabido, analista Técnico do Sebrae Minas e Alexandre Mello, diretor de Relações com Associados e Municípios Mineradores do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
O PodMinerar é mais um canal de comunicação do IBRAM com o objetivo de disseminar um amplo debate sobre o futuro da mineração e a mineração do futuro. Os episódios são lançados toda terça e quinta-feira, às 17h, nas plataformas de áudio digital, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Google Podcast e no site do IBRAM.