No PDAC 2024, IBRAM expõe evolução na segurança e na legislação de barragens no Brasil
06/03/24
A segurança de barragens e a busca pela sua evolução no setor mineral brasileiro foram debatidos pelo diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, na última terça-feira (5/3), na convenção anual da Prospectors and Developers Association of Canada – PDAC 2024. O encontro ocorre em Toronto, no Canadá.
Segundo o diretor do IBRAM, este tema é de fundamental importância para o setor e, nos últimos anos, exigiu um esforço coletivo para evidenciar no território brasileiro boas práticas internacionais relacionadas à segurança de barragens na mineração. “Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos últimos anos. E, da mesma forma, a legislação também acompanhou este processo de evolução e se tornou ainda mais rígida”, afirmou.
Julio Nery explicou que as empresas vão além e uma das ações lideradas pelo IBRAM e seus associados é a implementação, tradução e adaptação do Towards Sustainable Mining/ Rumo à Mineração Sustentável – TSMBrasil, ferramenta de autorregulação desenvolvido pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC).
Ele também falou sobre a estruturação do Painel Consultivo Nacional (PCN), órgão consultivo independente vinculado à Agenda do TSMBrasil, que auxilia o setor na construção coletiva e democrática de uma indústria forte e responsável. Clique e saiba mais sobre o PCN.
O Brasil está presente no PDAC 2024 com uma delegação robusta e representativa do setor mineral liderada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) e com a presença diversos órgãos do governo, além de um número expressivo de executivos da indústria mineral. Além de Julio Nery, o IBRAM está representado pelo diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.