Nexa realiza ação voluntária em prol da saúde da mulher em Aripuanã
02/05/22
Alertar sobre os cuidados da saúde da mulher, além de ajudar a reduzir os impactos da falta de acesso a produtos de higiene íntima, fez parte da campanha ação global mês das mulheres do Somos Todos, programa de voluntariado da Nexa, em Aripuanã. Ao longo do mês de abril, a equipe de voluntários da empresa promoveu uma campanha solidária que arrecadou 454 absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social e com pouco acesso ao item de higiene.
Desenvolvida pelo Programa, a iniciativa contou com o apoio de voluntários que participaram das atividades de planejamento, divulgação, recebimento e distribuição de todos os itens doados. Foram realizados também bate-papos com quase 200 meninas, em idades entre 8 e 13 anos, com o objetivo de ampliar o debate sobre a redução da pobreza menstrual, assim como educar e conscientizar sobre a importância da saúde feminina. As ações de conscientização foram realizadas nas escolas municipais Jari Edgar Zambiasi, Maria Luiza do Nascimento Silva e São José Operário. Também foram beneficiados o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Apoio ao Migrante (CAM).
De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de quatro milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens de cuidados menstruais e, uma a cada 10, deixa de assistir aulas quando está menstruada. Outra pesquisa, realizada pelo movimento Girl Up Brasil, ação global da Fundação das Nações Unidas voltado à igualdade de gênero que já apoiou mais de 150 grupos de meninas em mais de 20 estados brasileiros, aponta que uma a cada quatro adolescentes brasileiras não têm condições financeiras de comprar absorventes.
Para Janice dos Santos, enfermeira da Nexa e voluntária da ação em Aripuanã, o sentimento que fica desta campanha é de gratidão. “Nunca imaginei que esta campanha seria algo tão significativo na vida dessas meninas. Podemos observar a fragilidade diante de um tema bastante desconhecido para muitas delas. A função social ganha importância no contexto de informação e conscientização sobre a causa da dignidade feminina. Confesso que foi uma troca de conhecimento muito boa”, disse a voluntária.
A diretora da Escola Municipal Jari Edgar Zambiasi, Lara Fernanda Portilho dos Santos, comenta que as meninas se sentiram acolhidas e valorizadas pela iniciativa inovadora no território local. “Muitas delas não tinham conhecimento que não podiam compartilhar objetos pessoais, além do manuseio de absorventes. O público que atendemos é de extrema vulnerabilidade e algumas situações de marginalidade social. Essa ação mostra muito bem o papel social da escola, diante de uma proposta tão positiva que é a pauta feminina, que é transformar sujeitos ativos na sociedade”, avalia.
Sobre o Somos Todos
Na Nexa, o programa de voluntariado é uma forma de gerar um legado positivo vivendo em harmonia com as comunidades que estamos inseridos alinhados às estratégias de investimento social, promovendo atitudes que geram grandes transformações sociais.