Na Fiesp, Jungmann, Mercadante e Dan Ioschpe discutem temas de interesse do setor mineral em SP
28/05/25

Crédito: Divulgação
Temas de interesse da indústria da mineração foram discutidos em encontro nesta 3ª feira (27/5) na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, pelo presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, e pelo empresário Dan Ioschpe, vice-presidente da Fiesp.
Financiamento para o setor mineral, a expansão da produção de minerais críticos e estratégicos (MCEs) para favorecer a transição energética justa e a pauta de discussões e negociações na COP30, a conferência das Nações Unidas sobre mudança climática, foram temas abordados.
Ioschpe exerce o cargo de ‘Campeão de Alto Nível do Clima da COP30’, conferido pelo governo brasileiro, com o objetivo de apoiar a Presidência da COP30 na agenda de ação, liderando os esforços de ampliação e fortalecimento das ações climáticas voluntárias, iniciativas e coalizões para a implementação do Acordo de Paris.
Jungmann disse ainda que neste dia 28/5 o IBRAM organiza em Brasília o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2025. IBRAM apresentará mais um green paper, um documento para ser colocado em discussão pública, que contextualiza a agenda dos MCEs com a pauta da COP30, em prol de uma transição energética justa. O Instituto também apresentará um panorama do Estudo da parceria IBRAM e CETEM sobre Diagnóstico do Brasil e Rotas Tecnológicas para minerais críticos e estratégicos.
Ambos são trabalhos técnicos de excelência e servem de fundamentos para Políticas Públicas em Minerais Críticos e Estratégicos para o Brasil.