Morro do Pilar se prepara para receber mineradora
16/07/13
Localizada na Região Central de Minas Gerais e com uma população de 3,5 mil habitantes, o Morro do Pilar é uma cidade que tem como economia a agricultura familiar, mas que terá uma mudança geral em sua rotina com a chegada de uma mineradora.
Em entrevista ao jornal Edição do Brasil, a prefeita da cidade, Vilma Diniz, fala sobre as empresas parcerias e diz que a população está se acostumando com a chegada dos novos residentes.
?As empresas que vão prestar serviço para a mineradora são a GeoSol, Escava Minas e a empresa Fontes. Com a instalação delas em Morro do Pilar, muita gente está vindo para o município e por ser uma cidade pacata os moradores estão estranhando um pouco a grande movimentação, mas já estão se adaptando com essa mudança. Temos que lembrar que estas mudanças trarão mais conforto e consequentemente mais segurança para nossos conterrâneos?, comenta.
Parceria
O projeto é uma parceria com o Governo de Minas Gerais e a mineradora Manabi S/A. Morro do Pilar é a única cidade do Estado que está com um grupo de estudo em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) para receber o empreendimento.
Para Diniz, a previsão é para que a retirada do minério de ferro comece em 2016. ?A expectativa é que a exploração dure pelo menos 30 anos. Vai ser usada mão-de-obra local e de outros lugares do Brasil. Já estamos oferecendo diversos cursos, mas não só na área de mineração, como também em outras áreas. Com o término das escavações a perspectiva é que na cidade tenham aproximadamente 12 mil habitantes e pelo menos, cerca de 6 mil empregos até março de 2014?, conclui.
Jornal Edição do Brasil