Ministério da Justiça e IBRAM realizam oficina ‘Segurança Patrimonial 2024’
30/10/24
Ação faz parte do Acordo de Cooperação nº 02/2024 firmado entre o IBRAM e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para aprimorar o planejamento de ações integradas de segurança em diversos municípios, visados pelo crime organizado.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) organizaram a oficina “Segurança Patrimonial 2024”, na sede do Instituto, para detalhar o andamento das ações previstas no Acordo de Cooperação nº 2/2024 e dividir as experiências das cidades que executaram treinamento no Planos de Defesas de Cidades em 2024. O evento ocorreu na sede do IBRAM, nesta terça-feira (29), em Brasília (DF).
Com o objetivo de oferecer um treinamento abrangente sobre segurança patrimonial, o encontro destacou a importância da colaboração entre setores público e privado no combate a quadrilhas que atacam cidades com ações ultraviolentas, gerando sérios problemas de segurança às forças públicas e privadas, afetando diretamente as populações, além de danos econômicos e ambientais.
Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do IBRAM, destacou que esse acordo representa um avanço significativo na luta contra o crime organizado. Julio Nery, diretor de Sustentabilidade do IBRAM, e Cinthia Rodrigues, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto, ressaltaram a relevância dessas iniciativas de troca de experiências para as empresas associadas ao IBRAM, muitas das quais lidam com pedras e metais preciosos, produtos de interesse das organizações criminosas.
André Gossain, delegado da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) na Coordenação do Combate ao Crime Organizado, apresentou um histórico do projeto e explicou o funcionamento das ações criminosas, além da importância de as cidades desenvolverem um plano de ação eficaz para enfrentá-las.
O projeto teve início em 2019, em resposta a uma série de roubos em cidades produtoras de ouro. Após várias iniciativas do IBRAM e de suas associadas, foi formalizado um acordo de cooperação técnica, assinado em 5 de janeiro deste ano, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Paracatu (MG) foi a primeira cidade a receber o treinamento do Plano de Defesa de Cidades ministrado pela SENASP/MJSP, com planos de expandir a iniciativa para outras localidades mineradoras do Brasil. A SENASP em 2024 executou treinamentos nas cidades de São Luis/MA; Brasília/DF e Eunápolis/BA.