Mining Hub celebra 5 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral
04/03/24
Os cinco anos do Mining Hub (MH) foram celebrados na última quinta-feira, 29, no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e sede do MH, em Belo Horizonte. O evento, com transmissão online, contou com representantes das mineradoras, consulados, diretoria do IBRAM, profissionais que marcaram a história do 1º hub de inovação aberta do mundo no setor mineral e players da mineração.
Para o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, nestes cinco anos o Mining Hub tem se constituído uma experiência única em inovação aberta. “Eu costumo dizer que quem não aposta na inovação não tem lugar no futuro, que é extremamente desafiador em termos ambientais, sociais e de mudanças rápidas. Além disso, temos os desafios antigos como a desigualdade, a pobreza, a insegurança e, sobretudo, a necessidade de melhorar a vida do povo brasileiro. Nada disso será transformado se nós não tivermos a inovação ao nosso lado. E é exatamente isto que o Mining Hub faz”, disse.
Segundo o diretor-executivo do Mining Hub, Leandro Rossi, durante o hub de inovação mapeou quase 900 desafios, propôs mais de 1500 soluções, realizou mais de 130 provas de conceito (teste de viabilidade técnica de uma solução), e quase R$15 milhões foram investidos em provas de conceito, além dos investimentos internos em soluções realizados pelas empresas. Rossi também destacou os mais de 500 eventos online, entre workshops e treinamentos realizados, que impactaram quase 20 mil pessoas.
O ano de 2024 marca também da criação do ESG da Mineração. “Em agosto de 2019, reunimos 200 técnicos das mineradoras para desenhar o que chamamos de Carta Compromisso Perante a Sociedade. O setor viu essa grande necessidade de transformação e construiu esta carta com 12 grandes temas que acabaram virando o ESG da Mineração. É importante ressaltar que cada tema da Carta tem a vertente de inovação e o Mining Hub tem um grande papel nessa integração”, destacou o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do IBRAM, Alexandre Mello.
Na avaliação do diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, o Mining Hub foi um grande aprendizado para o setor mineral. “Nós não sabíamos trabalhar em conjunto, não sabíamos dividir projetos. Dentro do MH foi possível conciliar assimetria de recursos, disponibilidade e tempo. Agora, eu olharia para frente, pensando que ainda há muito o que caminhar, não só em inovação, mas também nas áreas de cultura, segurança e relacionamento com a comunidade. Temos eternos desafios. Acredito que estamos no caminho e o MH pode ser essa alavanca e pode contribuir muito para o futuro”.
Para finalizar, Leandro Rossi anunciou a parceria com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O primeiro projeto desta parceria será a realização do Mining Innovation Summit, no dia 4 de junho, na Sala Minas Gerais da Filarmônica, em Belo Horizonte (MG).