Minério de ferro se destaca sobre outras commodities
21/07/10
As ações da Vale hoje subiram mais de 6% hoje, com a notícia de que o preço do minério de ferro no mercado livre na China está em alta. Ou seja, novos reajustes de preço podem acontecer nos contratos negociados pela Vale com o mercado asiático. Somente este ano, o preço do minério de ferro já sofreu reajuste de mais de 100%.
Mas isso não siginfica que o mercado de commodities como um todo está aquecido, como explica o diretor da RC Consultores Fábio Silveira. O índice CRB, por exemplo, que mede a variação de uma cesta de commodities, está praticamente estável nos últimos 30 dias, com varição de 263 pontos no dia 19 de junho, para 261 pontos no fechamento de ontem. Em relação a abril, acumula queda de 5%, caindo de um patamar de 273 pontos.
– O minério de ferro é um mercado à parte, tendo a China como grande compradora mundial. Os chineses já possuem a maior indústria automobilística do mundo e estão fazendo investimentos pesados em infraestrutura – explicou Silveira.
O minério de ferro é uma commoditie que não é negociada em bolsa, seus preços são fixados trimestralmente, mas já há notícias de que isso pode passar a acontecer mês a mês. Até o ano passado, as negociações eram anuais, e isso mostra como esse mercado está mudando.
Na contramão, hoje o governo chinês anunciou medida para reduzir o excesso de capacidade de produção de aço, que tem crescido a uma média de 60 a 70 milhões de toneladas por ano desde 2004. A ideia é fechar cerca de 600 siderúrgicas de pequeno porte que atuam no país.
Blog Miriam Leitão