Mineradoras não confirmam ofertas pela Sesa
09/01/07
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), o Rio Tinto Group e a BHP Billiton, as três maiores produtoras mundiais de minério de ferro, recusaram-se a confirmar ou desmentir a informação segundo a qual elas teriam apresentado ofertas por uma participação controladora na mineradora indiana Sesa Goa. A japonesa Mitsui pretende vender sua fatia de 51% na Sesa, sediada em Panaji, no estado indiano de Goa, empresa que é a maior exportadora privada de minério de ferro da Índia. A Mitsui atraiu propostas da BHP, do Rio Tinto, da Arcelor Mittal e da Vale, segundo informou o jornal “Economic Times”.
;”Não fazemos comentários sobre boatos”, disse Emma Meade, porta-voz da BHP Billiton, sediada em Melbourne, na Austrália. Ian Head, porta-voz do Rio Tinto, de Londres, também afirmou que a empresa não comentaria a informação. A Vale, sediada no Rio e a maior produtora mundial de minério de ferro, informou em nota que não falaria sobre o assunto.
As ações da Sesa Goa dispararam e alcançaram seu recorde no último dia 5 de janeiro em meio a especulações de que haveria uma disputa de ofertas. Os papéis se valorizaram 11% , saltando para 1.727,25 rúpias, o que elevou o valor de mercado da empresa para 68 bilhões de rúpias (US$ 1,5 bilhão). Ontem as ações recuaram 4%, para a cotação de 1.657,3 rúpias no fechamento do pregão da bolsa de valores de Mumbai.
A Sesa Goa extrai minério de ferro, matéria-prima utilizada na fabricação do aço, nos estados indianos de Goa, Karnataka e Orissa, e comercializou 9,6 milhões de toneladas no ano encerrado em março de 2006. A Mitsui, a segunda maior trading do Japão, realizou seu investimento na Sesa Goa em 1996.
(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 4)(Bloomberg News)