Mineradora faz trabalho social com fornecedores
02/10/06
Belo Horizonte, 2 de Outubro de 2006 – Resultado de um convênio entre o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa Tear – Tecendo Redes Sustentáveis terá a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) como empresa-âncora na área de mineração. Desta forma, a companhia brasileira desenvolverá um conjunto de atividades com 15 pequenas e médias empresas (PMEs) fornecedoras, destinado à implementação, em três anos, de medidas de responsabilidade social empresarial e à ampliação das oportunidades de mercado para essas empresas.
O mesmo acontecerá com empresas-âncora de outros seis setores estratégicos da economia brasileira, escolhidos pelo BID: siderurgia, petróleo e gás, energia elétrica, varejo, construção civil e grandes obras. O programa tem um orçamento de U$ 2,6 milhões, que serão destinadas à publicações, pesquisas, consultorias, banco de dados e cursos de capitação. Desta forma, é esperado o incremento em até 5% da produtividade das PMEs que participem das cadeias de valor.
A primeira etapa do programa é a capacitação com o desenvolvimento de conteúdo e metodologia por meio de cursos e consultorias individuais. A segunda é a implantação de planos de ação e, a terceira, a disseminação, com a divulgação nacional e internacional das práticas.
Experiência multiplicada
O Tear também busca desenvolver parceiros que possam multiplicar a experiência. “Nossa intenção não é ensinar as empresas a realizar ações filantrópicas, mas adoção de práticas de responsabilidade social. Queremos provocar uma mudança de comportamento na gestão.” (Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 4)(Carlos Conti)