Mineradora brasileira quadruplica produção de calcário em dez anos
13/04/16
A Mineração Bodoquena, localizada em Bela Vista (MS), aumentou a produção de calcário, que era de 500 mil toneladas ao ano para 2 milhões de toneladas, em dez anos, para acompanhar o aumento da safra de grãos na região. O insumo corrige a acidez do solo e permite a ação mais eficaz dos fertilizantes na lavoura.A Bodoquena é responsável por mais da metade do calcário extraído no Mato Grosso do Sul e atende produtores de soja, milho e cana-de-açúcar do estado. A mineradora possui 700 hectares, dos quais apenas 15 são explorados.
No ano passado, a empresa teve uma queda média de 30% no faturamento, para cerca de R$ 35 milhões, em relação ao ano anterior. Para 2016, a expectativa é bater R$ 50 milhões em receita. Por conta da crise de confiança do setor, parte dos pedidos foi cancelada em 2015, porém, com a expansão de áreas de cultivo, a aquisição do insumo se torna fundamental para os tratos culturais e os resultados devem se refletir na mineradora neste ano.
“Funciona assim: o calcário é necessário para o plantio. O nível de aplicação dele depende de uma análise de solo feita no início da safra. Mesmo que haja queda em um ano, no seguinte você tem que colocar mais. É o que minha experiência me diz”, diz Antônio Aranha, fundador da Bodoquena.
A empresa trabalha apenas com recursos próprios para a ampliação e renovação do parque de máquinas. “Nada aqui é financiado. Se temos o dinheiro, compramos, se não temos, adiamos o investimento. Nós não entramos em financiamentos pelo receio das crises do setor [agrícola]”, afirma o diretor de Equipamentos, Frederico Aranha.
Nos últimos dez anos, a produção nacional de grãos aumentou quase 60%. O calcário é um dos produtos que não sofre o efeito direto do dólar na formação de preço.
De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na semana passada, as áreas de soja da safra 2015/ 2016 aumentaram 3,2% na comparação com o ciclo anterior. O plantio de milho primeira safra perdeu em torno de 9,2% de espaço para a oleaginosa, 563,3 mil hectares, e tende a ganhar 3,7% em área para a safrinha. Para Aranha, essas movimentações impulsionam a demanda por calcário para o solo.
O dado mais recente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) mostra que, em 2014, o país produziu 36,87 milhões de toneladas, volume 34% superior ao registrado dez anos antes.
Segundo o website Jazida.com, a Mineração Bodoquena possui cinco direitos minerários, sendo que apenas um concessão de lavra. Há dois processos de autorização de pesquisa, um de requerimento de pesquisa e um de requerimento de lavra. Todos são para calcário em Bela Vista (MS).
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil