Mineração Vale Verde é procurada por empresa indiana para parceria
28/04/10
O projeto Serrote da Laje, da Mineração Vale Verde, está atraindo a atenção de empresas internacionais para a criação de parceria. Nesta semana a diretoria da Mineração se reuniu com executivos da Hindalco Industries Limited – empresa indiana de aço e alumínio ? juntamente com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.
Os executivos da Hindalco vieram conhecer o Estado de Alagoas e o projeto da Mineração Vale Verde no município de Craíbas, com o objetivo de firmar parceria. Sendo uma das maiores indústrias do setor de aço no mundo, a Hindalco está se aproximando da MVV para trabalhar na exploração dos minérios ? cobre e ferro -identificados na jazida em Alagoas. A jazida Craíbas/Arapiraca apresenta uma profundidade mínima de 42 metros, com a estimativa de ter 200 milhões de toneladas, e no município de Igaci com 30 milhões de toneladas.
;
?A Mineração Vale Verde é um empreendimento estratégico e estruturante para o desenvolvimento de Alagoas, e especialmente das regiões Agreste e Sertão?, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes, em resposta aos executivos da Hindalco, J. P. Paliwal e Dilip Gaur, quando perguntaram o que o projeto da MVV representa para o Governo do Estado.
;
Outra indagação feita foi em referência aos insumos, água e energia elétrica. O secretário explicou que estão garantidos os insumos para o projeto da Mineração, e para atender às necessidades das cidades da região, pois no dia 28 de maio a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará o leilão para a construção de uma nova linha de transmissão e de uma subestação de energia elétrica em Arapiraca. Quanto à água, o secretário disse que no segundo semestre deste ano ocorrerá a licitação para a escolha da empresa responsável pela construção de uma nova adutora por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), processo coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
;
O que está acontecendo é que grandes empresas de cobre e metálico internacionais estão interessadas em conhecer o projeto da Mineração Vale Verde, ?pois nós vamos produzir concentrado de minério de cobre, que precisa ser processado em usina metarlúgica desse tipo. Além da Hindalco outras duas empresas planejam visitar Alagoas e dialogar como o Governo do Estado sobre investimentos na área de mineração, convidadas pela MVV. O nosso projeto em Alagoas está chamando a atenção de grandes empresas do mundo?, concluiu o diretor presidente Carlos Bertoni.
;
?A reunião entre a diretoria da MVV e da Hindalco é uma confirmação da consolidação do setor mineral de Alagoas, provando também a seriedade com que é executada a política de desenvolvimento econômico pelo Governo do Estado no acompanhamento da implantação de grandes empreendimentos, ouvindo o empresário e solucionando as dificuldades apresentadas?, destacou Luiz Otavio Gomes.
;
Além desse tratamento diferencial dado hoje pelo Governo de Alagoas, de acordo com o secretário, o investidor tem a confiança de que em Alagoas há segurança jurídica, além dos incentivos governamentais, que são garantidos por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin).
Cada Minuto