Mineração Usiminas preserva mais de 5 mil hectares em áreas verdes
20/09/24
Empresa faz investimentos contínuos em programas ambientais, reafirmando compromisso com desenvolvimento sustentável da região
Às vésperas da comemoração do Dia da Árvore, celebrado no sábado, 21 de setembro, a Mineração Usiminas reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região da qual faz parte. A empresa, sediada em Itatiaiuçu, plantou entre 2023 e 2024, mais 100 mil mudas de espécies nativas, por meio de programa de reflorestamento. Hoje as áreas preservadas são 4,7 vezes maiores que a área total ocupada pelas unidades operacionais. A companhia mantém mais de 5 mil hectares de áreas verdes, distribuídas em Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé, Rio Manso (Morro da Onça) e Itaúna.
Com foco em uma atuação cada vez mais sustentável, a Mineração Usiminas investe continuamente em programas ambientais, entre os quais se destacam o Mina D´Água, que visa a proteção e a recuperação das nascentes e da mata ciliar; o Mina de Mel, que apoia a apicultura com a cessão de áreas verdes para o cultivo das abelhas, ajudando na preservação da biodiversidade e a geração de emprego e renda, e o Pegadas da Serra Azul, que contribui para o monitoramento e estudos dos hábitos dos animais silvestres. A empresa também coleta sementes da região e produz mudas em viveiro próprio, visando contribuir para a perpetuação das espécies da flora local.
“A proteção da flora da região é um compromisso que faz parte da agenda sustentável da Mineração Usiminas. Visando ser uma boa vizinha, a empresa mantém investimentos contínuos em programas ambientais, focada em contribuir para o presente e o futuro dos municípios onde está presente”, afirma Paulo Assis, coordenador de Relações com Comunidades da companhia.