Mineração Usiminas destaca compromisso socioambiental em ações no Mês do Meio Ambiente
04/07/25
Programação inclui circuito com várias atrações para as famílias na praça, visitas, encontros com estudantes e ações internas para colaboradores

Créditos: Divulgação
Aprendizado, trocas de experiências e reflexões deram o tom das atividades desenvolvidas pela Mineração Usiminas em junho para marcar o Mês do Meio Ambiente. A programação especial foi encerrada com uma grande ação realizada em parceria pelas integrantes da Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) em Itatiaiuçu.
O Circuito Socioambiental movimentou o último domingo, 29, no centro da cidade, com uma série de atividades pensadas para ampliar a conscientização sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Oficinas, exposições, apresentações culturais, feira de empreendedores locais, entre outras atrações atraíram centenas crianças, jovens e adultos à Praça Antônio Quirino. A Mineração Usiminas também esteve presente com um estande onde apresentou os principais programas sociais e ambientais que desenvolve.
“Para nós, participar do Circuito Socioambiental está sendo mais uma oportunidade de estar perto da comunidade. Foi um momento de trazer grupos artísticos, valorizar a cultura local, apoiar artistas, integrar várias ações com o poder público municipal, que ofereceu durante o evento serviços de saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico. Então foi um espaço de muita integração, reforçando o compromisso da Mineração Usiminas de ser uma boa vizinha”, afirma o gerente de Relações Institucionais e com as Comunidades da empresa, Paulo Assis.
Educação ambiental em foco
A programação especial teve início em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, abrangendo colaboradores, estudantes e comunidades. Foram realizadas ações internas como palestras e oficinas, visitas e encontros com participantes de programas socioambientais desenvolvidos na região, como o núcleo do “Jovens Mineiros Sustentáveis” de Rio Manso, além da formatura dos alunos atendidos pelo projeto Visões do Amanhã, parte do Programa de Educação Ambiental, em Serra Azul, distrito de Mateus Leme.
“As ações mostraram que sustentabilidade não é apenas um discurso, é uma prática diária. Cada conversa, oficina ou gesto foi uma forma de lembrar que a transformação começa com pequenas atitudes. Tivemos vários momentos de reflexão e conscientização, em que convidamos os participantes a repensarem os hábitos do dia a dia, reforçando o papel que cada um de nós tem na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado”, diz a analista de relações com as comunidades, Jaqueline Pinheiro, responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental na Mineração Usiminas.