Mineração tem papel exponencial para apoiar comunidades e poder público no desenvolvimento de governanças socioambientais na Amazônia
07/10/21

Painel “Governança social e ambiental na Amazônia”
A aplicação de uma política social e ambiental eficaz, que possa contemplar tanto o aspecto comunitário quanto o desenvolvimento econômico e, ainda, a composição ecológica de um território abundante em recursos, como ocorre na Amazônia, é uma responsabilidade coletiva e que deve ser articulada por todos os envolvidos neste contexto. Esta foi a conclusão de ambientalistas, líderes e representantes do poder público em um painel promovido pela EXPOSIBRAM 2021, na manhã desta quinta-feira (7/10).
Para saber mais sobre o que foi debatido neste painel assista à gravação no ambiente virtual da EXPOSIBRAM. É só fazer a inscrição gratuita.
Logo no início do encontro, o moderador Bruno Gomes, sócio da Humana, abriu o painel “Rede de financiamento para a mineração” enfatizando o debate sobre o futuro da mineração e a relação socioambiental entre a atividade minerária na região. A empresa cria estratégias integradas para o desenvolvimento territorial e de organizações. “A gente tem visto decisões simbólicas do setor mineral. O setor vem crescendo, mas valorizando o que a Amazônia representa para o mundo sob aspectos não só ambientais, mas políticos e sociais”, argumentou.
Em seguida, Roberto Waack, membro do Instituto Arapyaú, enfatizou o tamanho da pluralidade da Amazônia, esclarecendo a respeito do quanto o ecossistema representa para mosaicos de atividades industriais, de comodities e ecológicos. “Não existe uma única Amazônia. No mínimo, a gente tem que relativizar o que é a Amazônia, o que representa a Amazônia para o Brasil. Certamente ela não é o resto do país, é o centro”, argumentou.

Roberto Waack, membro do Instituto Arapyaú
Adiante, Daise Melo, diretora-presidente da Instituto Juruti Sustentável (IJUS), lembrou os primórdios da mineração na região da Amazônia e falou a respeito do relacionamento entre indústria e comunidade originária, tendo em vista a extração e a qualidade de vida da sociedade civil. “É possível a gente conviver e conviver bem com o projeto da mineração. Desde que haja diálogo, respeito e soluções entre comunidade e empresas minerárias para lidar com o impacto ambiental”.
Ainda explicando o papel da comunidade para a aplicação de uma boa governança na Amazônia, Vladimir Moreira, diretor de sustentabilidade e jurídico na Mineração Rio do Norte, contou como o relacionamento entre associações e grupos de habitantes da região influenciam de forma positiva na fundamentação de uma política social e ambiental. “Podemos vislumbrar uma atividade econômica em grande escala em uma área de interesse para comunidades, mas, para isso, precisamos construir soluções com o envolvimento de todos os interessados para que estas sejam aplicadas e respeitadas sem contestação”, disse.

Daise Melo, diretora-presidente da Instituto Juruti Sustentável (IJUS)
Já o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do estado do Pará, Mauro de Lima O’ de Almeida, apresentou o Plano Amazônia Agora. “É um plano de desenvolvimento que inclui o combate ao desmatamento, o combate ao efeito estufa, bem como um plano de incentivo às cadeias coorporativas, o combate à fome e ainda um plano socioeconômico”, explicou.
Em 2021, a EXPOSIBRAM acontece de forma integralmente virtual entre os dias 5 e 7 de outubro. Interessados em assistir os debates, participar de minicursos técnicos e conferir remotamente os expositores tem uma última oportunidade de se inscrever gratuitamente por meio do site (https://cutt.ly/TEPS5rg).
SERVIÇO
EXPOSIBRAM 2021
5 a 7 de outubro – 100% online
Inscrições gratuitas – https://cutt.ly/TEPS5rg
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2021 conta com o patrocínio da Vale (Diamante), Ubertec (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro) Nexa Resources (Ouro), Mineração Usiminas (Prata), Mosaic Fertilizantes (Prata), Volvo (Prata), Alcoa (Bronze), (AngloGold Ashanti (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), ArcelorMittal (Bronze), BAMIN (Bronze), Cedro Mineração (Bronze), Gerdau (Bronze), Samarco (Bronze), Shell (Bronze), Netherland Business (Parceria Internacional) e Ouro Verde (Apoio).