Mineração Taboca prioriza segurança
21/03/14
A inovação tecnológica é fator crucial para o desenvolvimento de soluções que atendam às mais diferentes necessidades de negócio, em diversos verticais. Pensando nisso, a Mineração Taboca fez investimentos na área de tecnologia, em 2013, com o objetivo centralizar toda a operação de infraestrutura de TI e garantir a alta disponibilidade da rede.
Com unidades em Pirapora do Bom Jesus, no interior de São Paulo e escritórios em Pitinga (vila localizada a 300 km de Manaus) e no Peru, a companhia realizou aportes financeiros em serviços de nuvem privada para hospedar seus servidores e em aceleradores de internet. Como consequência, a navegação se tornou mais acessível e os gerentes passaram a se preocupar com a necessidade de controlar o conteúdo acessado pelos funcionários no ambiente de trabalho.
Para garantir a segurança do tráfego da rede, a companhia do ramo da mineração decidiu implantar duas plataformas PA-5020, uma em Pitinga e outra em Pirapora. O CEO da Mineração Taboca, João Luiz Serafim explica que um dos fatores mais importantes que influenciou a escolha da companhia foi o fato da Palo Alto Networks estar melhor posicionada no Quadrante de ?Inovação? no gráfico do Gartner Group.
O ambiente de TI da mineradora conta com mais de 10 servidores que atendem cerca de 700 usuários em vários serviços, entre eles firewall, antivírus, domain controller, web services, Active Directory etc.
O CEO da mineradora conta que recentemente a equipe de TI detectou uma ameaça de invasão proveniente da Índia. O cibercriminoso tentava invadir o sistema da companhia, mas a solução da Palo Alto Networks garantiu a descoberta do ataque com rapidez, o que evitou problemas maiores.
O cenário atual da empresa conta com uma política de segurança mais sólida e a companhia usufrui do que há de mais moderno e seguro em TI. ?As perdas geradas por paradas, seja por problemas técnicos ou por questões de manutenção na rede elétrica, acarretavam prejuízos imensuráveis à operação. Atualmente não temos mais esse tipo de problema?, comemora o CIO da Mineração Taboca, Marcos Bueno de Oliveira.
Decision Report