Mineração Morro do Ipê lança seu primeiro relatório de sustentabilidade
20/05/24
A Mineração Morro do Ipê (MMI), responsável pela gestão das minas Ipê e Tico-Tico, lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. A edição apresenta as ações realizadas no ano de 2023 e traz um contexto da jornada de sustentabilidade que tem sido realizada pela empresa nos últimos três anos, período de implantação do Projeto Tico-Tico, empreendimento que irá triplicar a capacidade de produção de minério de ferro da empresa a partir de 2024.
Com o objetivo de demonstrar sua atuação nos temas ESG (Ambiental, Social e Governança), o relatório descreve as iniciativas da empresa para o meio ambiente, colaboradores e comunidade local e inclui também as atividades de uma gestão pautada na ética e na conformidade de seus processos.
“Nosso relatório representa um importante passo para avançarmos na construção de uma mineração mais moderna, segura, inovadora e sustentável. E é também mais uma forma de demonstrar a transparência que guia nossa atuação.”, afirma Cristiano Parreiras, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê.
O Relatório de Sustentabilidade da Ipê não segue uma metodologia de relato específica, mas foi desenvolvido seguindo as orientações do GRI (Global Reporting Initiative), padrão global de preceitos para relatórios de sustentabilidade. O documento também inclui dados históricos
Em seu conteúdo, o relatório aborda a gestão de barragens, gestão de recursos naturais e mudanças climáticas, desenvolvimento de colaboradores, saúde e segurança do trabalho, presença local, ética, integridade e conformidade.
Você encontra o relatório completo no site: https://www.ipemineracao.com.
Governança: A empresa recebeu em 2024 a certificação ISO37001, em reconhecimento às suas práticas de compliance e anti-corrupção
Recentemente, a Mineração Morro do Ipê recebeu a ISO 37001, uma certificação internacional que reconhece o sistema de gestão antissuborno e o compromisso da empresa contra a corrupção. Em 2023, todos os colaboradores da empresa declararam estar em conformidade com as Políticas Internas da companhia por meio da Declaração de Aceite do Código de Conduta e Ética e da Política Anticorrupção.
Sobre a Mineração Morro do Ipê
Morro do Ipê é uma mineradora, criada em 2016, responsável pela gestão da Mina Ipê e implantação da Mina Tico-Tico, assim como suas unidades de processamento de minério de ferro. A empresa está localizada no município de Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas e atua de forma responsável em suas práticas operacionais, fiscais, ambientais e sociais. Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento local, a Mineração Morro do Ipê realiza programas socioambientais nos municípios do entorno de suas operações. As ações são realizadas a partir do diálogo entre empresa, poder público e sociedade civil, permitindo estabelecer um processo de interação e atuação em conjunto com os setores sociais.