Mineração é um dos destaques da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA)
23/05/24
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, participou da cerimônia de abertura da FIPA ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, foi aberta a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), na noite desta 4ª feira (22/5), em Belém. O setor mineral participa com várias companhias e também está representado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A mineração é uma das principais indústrias do estado. Até 2028, por exemplo, vai atrair ao Pará US$ 15,7 bilhões em investimentos, ou seja, 28% do total de investimentos em mineração no Brasil.
A solenidade de abertura teve a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann; da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex Carvalho; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; além de autoridades locais e empresários de vários segmentos. A participação do governador Helder Barbalho ocorreu por vídeo. O IBRAM também está representado na feira por Anderson Santos, gerente executivo do IBRAM Amazônia.
Para Raul Jungmann, além de atrair investimentos relevantes, a indústria da mineração tem muito ainda a contribuir com o desenvolvimento socioambiental e econômico do estado do Pará. Em relação ao tema da XVI FIPA, o dirigente ressalta que conciliar o desenvolvimento sustentável com a preservação da Amazônia é uma bandeira do setor mineral. Este tema será, por exemplo, amplamente debatido na segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. Assim como a primeira edição, será organizada em Belém, de 6 a 8 de novembro. Ela será palco para pré-debates sobre assuntos a serem abordados na COP30, a ser realizada também naquela capital, em 2025.
‘Casa da Mineração’ na FIPA 2024
O IBRAM conta com um estande na FIPA, onde expõe um amplo conjunto de informações ao público sobre a indústria mineral. E, em parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), o Instituto apresenta na feira como a mineração está presente, na prática, no dia a dia de todas as pessoas. Os visitantes terão a oportunidade de visitar a Casa da Mineração e conhecer os diversos minerais presentes em uma residência. Será possível identificar, por exemplo, quais são utilizados na fabricação de eletrodomésticos, como geladeira, fogão, televisão, entre outros. Ao final do evento, os eletrodomésticos e móveis utilizados na Casa da Mineração serão doados para instituições beneficentes da capital paraense.