Mineração do Brasil perde um de seus maiores símbolos
05/11/22
O geólogo Marcelo Ribeiro Tunes, de consagrada carreira no setor mineral brasileiro, faleceu nesta 6ª feira, 4 de novembro, em Brasília.
Profissional respeitado e pessoa muito querida por todos com os que com ele conviveram, Marcelo Tunes teve trajetória inspiradora para muitos profissionais por onde passou, como o antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), onde ocupou cargo de diretor-geral, e também no Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), onde além de diretor por muitos anos também atuou como consultor, mais recentemente.
Marcelo Tunes tinha vários dons e sua expertise o fazia se destacar nos diversos fóruns sobre o setor mineral de que participava. Sabia, com brilhantismo, ensinar e explicar qualquer tema relacionado à mineração e prestou enormes contribuições para fortalecer o setor ao longo dos muitos anos dedicados por ele ao longo de sua carreira, tendo seu excelente trabalho reconhecido por meio de diversos prêmios.

Geólogo Marcelo Ribeiro Tunes – crédito: divulgação
Marcelo Tunes cursou Geologia na turma de 1961 na Escola Nacional de Geologia, no Rio de Janeiro, com especialização no Brasil e no exterior, na George Washington University, em Washington, DC.
Por mais de cinco décadas, trabalhou na área governamental. Além de diretor-geral do DNPM, foi Secretário de Meio Ambiente, Ciência Tecnologia do Estado do Amazonas. No setor privado, além de ter ocupado o cargo de Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM (a partir e 2006), foi também diretor da PROSPEC S.A. e da BP Mineração.
O IBRAM presta esta homenagem ao seu eterno diretor e colega e se solidariza com amigos e familiares neste momento tão sensível.
Marcelo Tunes deixa esposa, filhos, netos e bisnetos, que o amavam e tinham nele um exemplo de vida laboriosa e dedicada.

Marcelo Ribeiro Tunes – crédito: divulgação