Mineração de ferro vai fazer com que cidade sueca seja totalmente mudada de lugar
10/07/12
Acredite se quiser: uma cidade no Ártico está prestes a ser totalmente mudada de lugar para permitir a exploração de uma reserva gigantesca de minério de ferro. Trata-se de Kiruna, a cidade mais setentrional da Suécia, e que está localizada sobre um grande depósito subterrâneo do metal; sozinha, ela responde por 90% da produção europeia de ferro e, para continuar com a exploração, o município será totalmente movido três quilômetros para o leste.
Centenas de residências na cidade, de 20 mil habitantes, serão desmontadas e reconstruídas gradualmente, tendo em vista que a extração do minério abaixo de seu território faz com que as rochas acima se fragmentem e cedam. A mineradora estatal sueca LKAB, que construiu Kiruna em 1900, diz que o projeto ?é a maior expansão de uma atividade mineral desde o fim do século XIX?, quando os depósitos foram encontrados; a empresa arcará sozinha com os custos da mudança.
A expansão do projeto criará 1,2 mil novos empregos na LKAB, que até desenvolveu um currículo de matérias sobre mineração para os alunos do equivalente ao ensino médio nas escolas de Kiruna. No entanto, nem tudo está resolvido: alguns moradores acreditam que o novo centro da cidade ainda estará no caminho da mina, e a ?nova? Kiruna teria de se mudar novamente no futuro.
O Geólogo