Mineração Caraíba se destaca pelo cobre
20/06/11
Com mais de 40 anos de experiência, a Mineração Caraíba S/A é produtora de concentrado de cobre e catodo de cobre. A principal unidade industrial, com aproximadamente dois mil funcionários, fica localizada no município de Jaguarari, semiárido baiano.Suas unidades de beneficiamento de minério sulfetado e oxidado, juntas, produzem aproximadamente 30 mil toneladas de cobre contido por ano. O controle acionário é composto por três grupos de acionistas: Aurizônia Empreendimentos Ltda; Anaconda Group LLC; Zínia Participações S/A.
No ano passado, a usina de beneficiamento processou dois milhões de toneladas de minério sulfetado de cobre e produziu mais de 23 mil toneladas de cobre contido. O ano de 2010 também foi marcado pelo início de operação da mina de Cobre Surubim, localizada no município de Curaçá, também no norte baiano.
“Trata-se de uma mina a céu aberto localizada 40 quilômetros ao norte da mina atual. O Projeto Surubim é responsável atualmente por uma produção de 1,3 milhões de toneladas de minério com 0,8% de cobre por ano, ou aproximadamente 10 mil toneladas de cobre contido nos concentrados que são vendidos no mercado nacional”, explica Sérgio Roberto Fráguas, presidente da empresa.
O total de cobre vendido em 2010 foi 29.371 toneladas o que gerou um faturamento bruto de R$ 441 milhões. Outro marco importante foi o início das atividades de infraestrutura no Projeto Nova Xavantina e a abertura de aproximadamente 600 metros de galerias na Mina Subterrânea do Araés.
“Esse projeto faz parte de um programa de diversificação de atividades da Mineração Caraíba S/A, iniciado no ano de 2002, objetivando buscar novas oportunidades no setor mineral, em outros estados do Brasil. É localizada no município de Nova Xavantina, no Mato Grosso”, declara o presidente.
Portfólio
Com objetivo de diversificar o portfólio de produtos e tornar-se uma empresa polimetálica, passou a investir na implantação de novos projetos na Bahia e nos estados do Pará e Mato Grosso, que deverão entrar em operação entre os anos de 2011 a 2014. Devem ser mantidos os investimento nos projetos das regiões de Vale do Curaçá (Bahia), Nova Xavantina (Mato Grosso) e Tucumã (Pará).
A novidade tecnológica fica por conta do projeto biolixiviação, “uma tecnologia de extração de cobre, com aspecto inovador e pioneiro no Brasil”. A empresa desenvolve o projeto com mais duas parcerias: a Geobiotics e o Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro.
“A qualidade total é para a Mineração Caraíba um valor cultural”, sintetiza o presidente da empresa, que desenvolve um sistema de gestão integrado na busca das certificações ISO 14.001 e OHSAS 18.001. Só ano passado, acumulou o Prêmio Fórum de Líderes, foi a 12? colocada no ranking das Maiores Empresas do Setor Mineral (Revista Minérios & Minerales), foi a Empresa do Ano do Setor Mineral de Médio Porte (Brasil Mineral) e faturou o Prêmio de Excelência da Indústria Minerometalúrgica Brasileira.
Brasil Mineral