Minas busca investidor para novas reservas
13/10/06
O governo de Minas Gerais pretende atrair novas empresas interessadas nas reservas minerais do estado. Para isso, concluiu um estudo aerogeofísico que abrange 61 municípios do norte de Minas. Inicialmente, a parceria com a iniciativa privada visa o aprofundamento das pesquisas. Ao final dos estudos, porém, estas empresas terão prioridade na exploração de ouro e zinco, além de outros metais básicos.
;
A pesquisa compreendeu uma área de 41 mil quilômetros quadrados. Os resultados sinalizam ocorrência de anomalias, além da existência de estruturas geológicas que podem facilitar a pesquisa de água. ?Queremos descobrir novas reservas e colocar novas regiões no mapa do desenvolvimento mineiro. E, por se tratar de uma região onde existe incidência de ouro e de outros metais básicos, as perspectivas para a ocorrência em grande escala desses minérios são boas?, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Wilson Nélio Brumer.
;
Para aplicação entre os anos de 2003 e 2010, o governo tem registrado anúncio de investimentos em mineração de R$ 15,9 bilhões. Se forem computadas as inversões em todo o complexo minero-siderúrgico, este montante sobe para R$ 34 bilhões. Até o final do ano, o governo mineiro espera encerrar as pesquisas em uma área que compreende 123 municípios do centro-oeste e do sul do estado.