Mina Santa Rita retoma operações
16/01/20
A Atlantic Nickel (antiga Mirabela) promoveu evento que marcou oficialmente a retomada de operações da Mina Santa Rita, localizada no município de Itagibá (BA). A extração e a produção do níquel sulfetado estavam paralisadas desde abril de 2016. A celebração, que ocorreu na última terça-feira (14/1), contou com a participação do diretor de Relações com Associados e Municípios Mineradores do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello.
Para ele, este é um belo exemplo de um projeto economicamente viável e sócio e ambientalmente responsável. Além disso, esta retomada leva otimismo à economia regional, em especial para os municípios de Itagibá e Ipiaú. “Essa atividade vai proporcionar para os moradores daquela região uma maior perspectiva de geração de renda e, consequentemente, maior qualidade de vida”, analisa.
A mineradora foi adquirida pelo fundo de investimentos Appian Brazil em agosto de 2018 e, desde então, passou por um processo de manutenção e reforma de suas estruturas para que pudesse voltar a operar. As obras duraram cerca de um ano em um esforço concentrado que permitiu a retomada das atividades antes do prazo estipulado. As operações foram retomadas em outubro do ano passado. A empresa planeja atingir a capacidade nominal de produção de cerca de 120 mil toneladas até dezembro de 2020.

Evento que marcou oficialmente a retomada de operações da Mina Santa Rita – crédito: divulgação
Primeira venda de concentrados de níquel
O embarque, de 10.000 toneladas, está programado para acontecer até 25 de janeiro, conforme disponibilidade no porto de Ilhéus. A venda do minério foi acertada com a Trafigura, considerada uma das maiores tradings de metais do mundo. Pelo contrato firmado, parte da produção anual da Atlantic Nickel será destinada para a trading em um acordo de longo prazo.
Adicionalmente, a Trafigura irá oferecer um financiamento de US$ 40,8 milhões de dólares para a empresa. Dessa forma, a Atlantic Nickel garante os recursos necessários para alavancar suas operações na mina de Santa Rita.

Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel, retoma operações – crédito: divulgação