Mina da Passagem atrai turistas a Mariana (MG)
27/03/13
Primeira capital de Minas Gerais, a histórica cidade de Mariana, a 15 quilômetros de Ouro Preto, também se rende à religiosidade e apresenta durante a semana uma série de ritos, missas e procissões, que atraem um bom público. Porém, os visitantes que quiserem um algo a mais o encontram na oferta turística da cidade, que se destaca na bela arquitetura colonial, nas igrejas e nos museus.
Uma dica é a Mina da Passagem, que produziu grandes quantidades de ouro e se encontra com a mineração paralisada. Nela, o turista pode descer em carrinho guiado por um cabo de aço e chegar às profundezas de onde se extraía o metal. Os adeptos do ecoturismo encontram pouso na Cachoeira da Serrinha, na Serra do Itacolomi.
A cidade tem 13 conjuntos de monumentos históricos. Na Praça Minas Gerais, o turista conhece monumentos como o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, além das igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo. Há ainda o concerto de música erudita com o órgão Arp Schnitger, realizado periodicamente na Catedral da Sé, na Rua Direita. Trata-se de um instrumento construído na primeira década do século 18 em Hamburgo (Alemanha) por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. A Estação Ferroviária de Mariana foi revitalizada e, hoje, recebe a maria-fumaça, trem turístico que sai de Ouro Preto nos fins de semana e feriados. (AD e GW)
Conheça
Igreja de Nossa Senhora do Pilar Praça Monsenhor Castilho Barbosa (31) 3551-4735 Funcionamento: aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 16h45. Entrada: R$ 8; R$ 4 para estudantes e maiores de 60 anos
Correio Braziliense