Mina da Gerdau obtém licença para produzir 116% mais
29/10/14
Produção de minério de ferro já havia sido ampliada em 2013
A Gerdau vai aumentar em 116,6% a produção de minério de ferro na mina Várzea do Lopes, em Itabirito, na região Central de Minas Gerais. Ontem, o pedido de Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação (LI) para ampliar o ritmo de produção feito pela empresa foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O aumento das atuais 6 milhões de toneladas de minério de ferro produzidas por ano para 13 milhões, para atividade de lavra a céu aberto, não exigirá novas estruturas ou instalações operacionais e de apoio nem intervenção em novas áreas, de acordo com documento disponível no Copam. Por outro lado, a ampliação do ritmo de produção vai reduzir a vida útil da cava de 14 anos para oito anos.
Durante a nova fase de operação para a maior produção de minério de ferro, além de ser mantido o mesmo efetivo de funcionários atual na Várzea do Lopes, será necessária a contratação de cerca de 200 novos empregados terceirizados. O trabalho acontecerá 24 horas por dia, em sistema de revezamento ? serão três turnos de oito horas.
Para a realização do empreendimento será feito o rebaixamento de lençol freático, processo que já foi aprovado pelo Comitê de Bacias do Rio das Velhas. A vazão de rebaixamento e deságue autorizada foi de 624 metros cúbicos (m³) por hora, 24 horas por dia, ao longo de todo o ano, e não deve ser aumentada com a ampliação da produção.
Histórico. A produção de minério de ferro na mina de Várzea do Lopes já foi ampliada em 2013, quando passou de 1,5 milhão de toneladas para 6 milhões. No ano passado, a Gerdau embarcou para o mercado internacional 1,2 milhão de toneladas do produto.
O Tempo