Mina colombiana é disputada por brasileiros
16/03/07
A siderúrgica colombiana Acerias Paz del Río vai a leilão hoje à tarde na Bolsa de Valores da Colômbia (BVC). As brasileiras Gerdau, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o grupo Votorantim, além da Arcelor Mittal e da argentina Techint, anunciaram que participarão da disputa pela empresa, que tem capacidade para produzir 300 mil toneladas de aço por ano. Segundo informações da imprensa local, cerca de 10 empresas devem participar do leilão.
Devem ser ofertados 51,9% das ações da Paz del Río, o que representa cerca de US$ 192 milhões. Mas, de acordo com agências internacionais, especialistas avaliam que o ágio pode chegar até 30% do valor da companhia.
Caso saia vencedora, a Gerdau deverá se desfazer de alguns ativos no País, segundo as autoridades antitruste colombianas. O grupo já é o maior produtora de aço na Colômbia ? detém as usinas Diaco e a Siderúrgica del Pacifico (Sidelpa).
A CSN entrou com força na disputa pela Paz del Río após perder o leilão da Corus para a Tata Steel, no final de janeiro. Chegou-se a cogitar que poderia desistir da disputa, mas a CSN ontem confirmou a participação. Já o grupo Votorantim, segundo analistas, entrará na disputa para se fortalecer contra prováveis aquisições.
DCI