Metal pode reduzir uso de fertilizante em canavial
05/02/07
BRASÍLIA, 5 de fevereiro de 2007 – A aplicação do Molibdênio (Mo) – um metal essencial para a fixação biológica de nitrogênio – no plantio da cana-de-açúcar pode reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados na cultura.
Em oito anos de pesquisas, cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrobiologia observaram que, em algumas regiões do país, o uso do elemento aumentou o rendimento da lavoura e a nutrição nitrogenada, dispensando até o uso de fertilizantes nos quatro anos de vida da cana-de-açúcar.
Os pesquisadores constataram que o uso do Molibdênio também tem resposta favorável à aplicação na folha. Neste caso, a economia de fertilizante nitrogenado pode chegar a 50%, tanto na aplicação de plantio como na aplicação foliar.
Os melhores resultados foram obtidos em lavouras localizadas em solos de Tabuleiros Costeiros, como Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a Embrapa, além da economia com fertilizantes, o uso do Molibdênio é uma tecnologia que contribui para a redução dos riscos de emissões de gases de efeito estufa derivados do fertilizante nitrogenado.
As informações são da Agência Brasil.
Agência Brasil