Metais E Mineração: Temores Quanto à China Seguram Alta Dos Papéis, Avalia Dahlman
26/04/10
Na avaliação da Dahlman Rose & Co., os balanços corporativos e guidances das companhias do setor de metais e mineração não mostraram-se suficientes para empolgar os investidores, dada a alta expectativa vinculada à ascensão no preço das commodities desde o final de 2009.
;
?Enquanto a sessão de divulgações tem sido positiva até agora para o mercado acionário global, o mesmo não pode ser dito para as ações do setor de metais e de mineração?, disparam Anthony B. Rizzuto Jr. e Anthony Young, que assinam o relatório da Dahlman. Embora os números não tenham sido particularmente ruins, os dados em linha com o esperado desapontaram um mercado que estava otimista demais.
;
China segura valorização
;
Rizzuto e Young também justificam o fraco desempenho do setor devido aos temores quanto à China. ?Os investidores estão receosos que a demanda chinesa esteja sob ameaça devido às medidas de aperto monetário”, avaliam, apontando ainda para os recentes dados macroeconômicos do gigante asiático, os quais exibem aquecimento exacerbado da economia.
;
Além disso, os dois frisam que, embora a retomada dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) esteja em curso, ela não será suficiente para equilibrar uma possível desaceleração da demanda chinesa.
;
EUA e Europa
;
Destacando ainda a recuperação desigual nos EUA e na Europa diante de questões relacionadas à fragilidade do mercado de trabalho, aperto no crédito, incertezas quanto à política monetária e a valorização do dólar, os analistas afirmam que tais fatores ?também estão criando ventos contrário para o setor?.
;
Momento requer cautela
;
Acreditamos que iremos passar por um período de transição, onde será difícil para os ativos de metais e mineração registrarem um desempenho acima da média do mercado no curto prazo?, preveem.
;
Para o médio prazo, as projeções também não são as melhores: ?commodities devem enfrentar mais pressões de baixa no médio prazo?.
Infomoney