Maior mina de vermiculita do Brasil vai ser expandida
22/07/14
A Brasil Minérios que aumentar a produção de vermiculita em Goiás para 100 mil toneladas por ano. O projeto de ampliação da mina de São Luiz de Montes Belos vai consumir R$ 4 milhões e deve ficar pronta em 2016. A unidade, localizada no sudoeste de Goiás, é a maior mina de vermiculita do Brasil e a terceira do mundo.
?Hoje, a capacidade atual da mina de São Luiz de Montes Belos é de 80 mil toneladas de vermiculita por ano. A exploração geológica e as pesquisas com ensaios laboratoriais e amostras já estão sendo realizadas para instalação da nova planta? disse José Luiz Fernandes, gerente de comércio exterior da Brasil Minérios, em entrevista exclusiva para o NMB.
Até 2009, a produção anual de vermiculita era de 18 mil toneladas. O crescimento da produção começou naquele ano, quando a empresa investiu cerca de R$ 10 milhões em equipamentos de lavra como escavadeiras e caminhões, e em máquinas de processos como peneiras e elevadores, além dos recursos destinados para obras de infraestrutura.
?A produção tem sido em média de 60 mil toneladas por ano? disse José Luiz. O gerente afirma que a mina não tem produzido o total de sua capacidade por questões de mercado e vendas.
A mina de vermiculita pertence integralmente a Brasil Minérios que exporta 65% da produção pelo Porto de Santos. A América do Norte é o principal de destino e recebe 50% do volume negociado no mercado internacional, o restante vai para Europa e Ásia.
A vermiculita é um mineral do grupo das micas utilizado pela construção civil para a produção de argamassa e revestimentos e isolantes térmicos e acústicos. No Brasil, a maior produção se concentra no estado de Goiás, com 79,5%.
Na mina de São Luiz de Montes Belos há 15 pequenos corpos elípticos, totalizando aproximadamente 2 milhões de toneladas de rochas com teores médios de 25% de vermiculita.
O método de lavra utilizado é lavra em cava, depois do desmonte mecânico. Para atender aos padrões de qualidade é realizado o ?blend?, que é a mistura e homogeneização do ROM de forma a obter um material com valores uniformes.
O beneficiamento do minério passa pela fase úmida, de secagem natural e por fim a fase de tratamento via seco, em que é utilizado o ar para remoção de impurezas,por meio de equipamentos como o secador rotativo.
A Brasil Minérios explora vermiculita há mais de 40 anos e é a segunda maior produtora mundial. A companhia tem sua sede em Goiânia e é controlada pelo setor de mineração da Construtora Central do Brasil S/A. A empresa possui relação comercial com mais de 10 países e supre de 10 a 20% da demanda mundial de vermiculita.
Notícias de Mineração Brasil