Livro ?A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração? é lançado em Belo Horizonte
09/05/07
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o IBRAM lançaram ontem em Belo Horizonte o livro ?A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração?. A publicação é resultado de um projeto conjunto e tem por objetivo apresentar o uso da água na atividade minerária e subsidiar a implantação da gestão de recursos hídricos nos processos de lavra e beneficiamento de minérios no âmbito empresarial. Mais de cem pessoas participam do lançamento.
Na solenidade, o presidente do IBRAM, Paulo Camillo Penna, enfatizou a importância da existência da água para a vida e lembrou a Conferência de Dublin, em 1992, quando a questão da disponibilidade de água para os povos foi considerada como o maior desafio a ser enfrentado pela humanidade no Século XXI. Como conseqüência, explicou Penna, o Brasil promulgou a Lei nº 9.433, também conhecida como Lei das Águas, em 1997, dispondo sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos e instituindo o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH.
?Em tal cenário, o IBRAM, atento aos seus compromissos de assessorar a indústria da mineração como integrante do desenvolvimento sustentável, logo percebeu a importância do tema Água, e, no ano de 2000, criou o Programa Especial de Recursos Hídricos?, destacou o presidente.
O livro, que tem como organizadores Antônio Félix Domingues, Patrícia Helena Gambogi Boson e Suzana Alípaz e reúne trabalhos de mais de 40 profissionais das áreas de mineração e recursos hídricos, é mais uma ação do instituto para promover a mineração de forma sustentável.
Durante o lançamento, foi realizada palestra com o tema ?Água e Mineração no Período Colonial? pelo Professor José Francisco do Prado Filho, da Universidade Federal de Ouro Preto, e pelo especialista em Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, Alberto de Freitas Castro Fonseca.
Também estiveram presentes, o chefe de gabinete da ANA, Horacio Figueiredo, diretores IBRAM, representantes de diversas empresas da mineração e autoridades estaduais.