Linha férrea BH-Sabará será revitalizada pela Vale
30/06/11
Projeto deve beneficiar 250 mil moradores de dez bairros em dois municípios
Após décadas de espera, polêmicas e muitas mortes decorrentes de acidentes ferroviários, finalmente nesta quarta-feira (29), a Vale – segunda maior mineradora do mundo – anunciou o início do projeto Modernização BH-Sabará. As obras, já iniciadas, preveem uma série de intervenções de engenharia, urbanização e modernização no trecho de 8,3 quilômetros da linha férrea que liga o Bairro Horto, Leste da capital mineira, a Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.;
O projeto prevê a duplicação e retificação dos 8,3 quilômetros da malha sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Também terá a eliminação de passagens de níveis em ruas e avenidas em áreas urbanas, que serão substituídas por viadutos. Haverá o redimensionamento de curvas, duas das principais causas de acidentes ferroviários, e o trecho também vai ganhar passarelas.;
As obras, que custarão R$ 138 milhões aos cofres da mineradora, deverão levar 33 meses para serem concluídas, segundo projeção do diretor de Implantação da Vale, Ivan Montenegro.;
O trecho é considerado estratégico, uma vez que é utilizado diariamente por 28 composições férreas da FCA – de cargas diversas, como grãos, minérios, produtos siderúrgicos e combustíveis – o que corresponde a cerca de mil caminhões. Composições ferroviárias da MRS Logística e o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) também utilizam o trecho para acesso à Estação Central da capital mineira.;
O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quarta-feira com presença de várias autoridades. O detalhamento das obras ficou a cargo do líder de implantação, Luciano Almada, após a exibição de um vídeo. Posteriomente, ele explicou cada etapa do projeto, com destaque para o cunho social e urbanístico da obra, irá beneficiar diretamente 250 mil moradores em dez bairros dos dois municípios.;
Todos os cruzamentos entre a linha e ruas e avenidas (passagens de nível) serão substituídos por viadutos. O trecho também ganhará passarelas, que vão garantir uma travessia mais segura.;
Um dos pontos que tem requerido maior atenção é a remoção dos 174 moradores em Belo Horizonte, dos quais 110 já entraram em acordo e outros 64 estão em processo de negociação.;
Em Sabará, onde o processo se iniciou posteriormente, dos 299 moradores, 32 já acertaram com a empresa, enquanto 267 ainda estão em fase de negociação.;
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, reconheceu seu vice prefeito, Roberto Carvalho (PT), como um dos maiores defensores e lutadores pelo projeto iniciado nesta quarta-feira. ?Hoje é um dia de alegria, de colher o que plantamos durante todo esse tempo?, resumiu Carvalho.;
O prefeito de Sabará, William Borges (PV) pediu consideração nas negociações com os moradores. Palowa Mendes, moradora do Bairro São Geraldo, lembrou de todas as pessoas da comunidade, algumas delas vítimas de acidentes ferroviários ou já falecidas, que lutaram pelo projeto.
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