Largo abre processo seletivo para projeto de vanádio em Maracás
01/11/13
A empresa Vanádio de Maracás, subsidiária da mineradora Largo Resources, abriu processo seletivo para vagas de emprego em diversas áreas. Nos meses de outubro e novembro, serão oferecidas 24 vagas para as áreas de manutenção, produção e laboratório. Os profissionais contratado terão inicio imediato.
A seleção será feita em três etapas. A primeira é para análise de currículo, a segunda consiste em uma entrevista com os gestores e a terceira etapa será uma entrevista com o próprio gerente-geral do projeto, Adilson Barbosa.
Como esse será o primeiro projeto de vanádio da América, a empresa oferecerá aos empregados um treinamento específico para atuar com este tipo de mineral. Apesar da previsão de início da operação estar marcada para o primeiro semestre de 2014, as contratações acontecerão antes, para que os profissionais possam estar aptos para o serviço.
Apesar da mão de obra qualificada ser um problema para 65% das mineradoras no Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Barbosa afirma que a empresa não tem enfrentado problemas para a contratação de profissionais.
?Podemos dizer que está acontecendo uma certa inversão, estamos sendo procurados por profissionais de todas as áreas, querendo nos conhecer e fazer parte do quadro de colaboradores?, disse o executivo, por e-mail. Segundo ele, os profissionais que já trabalham na empresa possuem uma excelente rede de contatos, fator que tem ajudado na busca de pessoal para compor o quadro de funcionários da empresa.
Ainda de acordo com Barbosa, a empresa dará prioridade para a contratação de mão de obra local. ?Além de um dever social, estamos sempre procurando pessoas locais e ou da região, pois temos de valorizar a chamada `prata da casa`. Em breve implementaremos um programa de qualificação de mão de obra, em que a prioridade será o aproveitamento destas pessoas?, disse.
As inscrições para as vagas podem ser feitas até o dia 8 de novembro. Os interessados podem enviar currículo para recrutamento@largoresources.com, colocando o cargo de interesse no assunto do e-mail.
Segundo Barbosa, algumas áreas do projeto Maracás estão em fase de comissionamento, mas a produção do pentóxido de vanádio (V2O5) começará no final do primeiro trimestre de 2014. O projeto possui três etapas principais.
A primeira é o tratamento de minério por meio de britagem e moagem, de onde sairá o concentrado de vanádio. A segunda etapa é a pirometalurgia do concentrado, que será feita em fornos rotativos de calcinação para a obtenção do vanadato de sódio. Na terceira fase, o produto passará por processos químicos para, então, chegar ao V2O5.
O investimento total será da ordem de R$ 500 milhões. ?O projeto será responsável por aproximadamente 7% da produção mundial de vanádio, mais precisamente 9.634 toneladas de V2O5 anualmente.
?A empresa será uma das grandes produtoras mundiais deste Vanádio. Além disso, quando atingir sua capacidade nominal, isto é, 9.634 toneladas de V2O5, estará estudando a expansão da produção, bem como a verticalização da produção, produzindo o Ferro-Vanádio [liga metálica] que é o produto final para aplicação na produção de aços especiais?, disse o executivo.
Notícias de Mineração Brasil