Klüber Lubrication integra programa de Intraempreendedorismo com a Fundação Dom Cabral
08/05/19
A Klüber Lubrication participa de um programa pioneiro no Brasil, que começa a sair do papel, na área de empreendedorismo corporativo. É o Centro de Intraempreendedorismo, fruto de uma parceria da Liga de Intraempreendedores com a Fundação Dom Cabral. O objetivo é criar uma cultura de inovação no ambiente empresarial.
Segundo Heiko Spitzeck, Gerente do Núcleo de Sustentabilidade da FDC e professor, são os intraempreendedores quem criam novas plataformas de crescimento e garantem a perenidade da organização. “Se uma organização alavanca intraempreendedores, ela contribui diretamente tanto para a entrega dos resultados previstos, quanto para aumentar a velocidade da entrega de objetivos estratégicos, relacionados a melhorias contínuas e a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio”. Heiko salienta ainda que “o compartilhamento de experiências e desafios entre intraempreendedores de várias empresas, e dentro de uma rede global, ajuda a acelerar o processo de inovação”.
A Liga é uma rede global de aprendizagem para inovadores institucionais que buscam transformar as organizações de dentro para fora. Desenvolve comunidades de aprendizagem com núcleos no Brasil, Inglaterra, Peru, Canadá e México, além de embaixadores em mais 10 países.
O novo Centro de Intraempreendedorismo no Brasil é composta por sete membros pioneiros: Klüber Lubrication, BASF, Gerdau, Natura, Nestlé, Vedacit e VLI.
As ações do Centro de Intraempreendedorismo se dividem em três eixos: Treinamento, Catalisadores e Aceleração de Projeto. O primeiro envolve uma sequência de dois treinamentos, já iniciada, a fim de preparar os colaboradores para empreender dentro da empresa. No segundo eixo, dois catalisadores internos executam uma avaliação da cultura intraempreendedora e apresentam um plano de ação que visa melhorar o ambiente organizacional para intraempreendedores da empresa. Por fim, na terceira vertente, projetos de inovação de valor compartilhado serão acelerados, com apoio de metodologias específicas e de mentoria.
“Queremos que nossos colaboradores se sintam mais à vontade para criar projetos, ousar e incorporar essa cultura empreendedora ao mindset”, declara Luiz Faccin, Especialista de Projetos de Inovação da Klüber Lubrication. Até setembro deste ano, os membros da Liga participarão de eventos, palestras e workshops relacionados aos eixos de atuação do Centro. O evento de encerramento será aberto para outras empresas que se interessem em participar e compartilhar os resultados que serão apresentados.
Novos negócios na mineração
A Klüber Lubrication também faz parte de um Hub de Mineração com mais de 20 indústrias do segmento. Entre os objetivos do grupo estão melhorar a eficiência energética, discutir questões de eficiência operacional e fontes alternativas de energia. Para isso, já foi iniciada uma pré-seleção de startups, com as quais o hub desenvolverá parcerias para a geração de novos negócios. No dia 8 de maio, a empresa fará uma apresentação para mineradoras, fornecedores e startups, em Belo Horizonte, sobre Eficiência Energética e Operacional.
“Já tivemos uma boa demonstração do que projetos de eficiência energética podem render: após um ano de implementação em um cliente do segmento, constatamos uma redução de 6,5% no consumo de energia elétrica de um equipamento, diminuição no desgaste e, consequentemente, aumento de vida útil; melhorando o desempenho operacional com o uso de nossos lubrificantes especiais”, finaliza Faccin.
Sobre a Klüber Lubrication
A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.
Presente no Brasil há mais de 40 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 100 funcionários na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.949, ISO 9001 e OHSAS 18.001.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC), eleita pela 13ª vez consecutiva, em 2018, a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times, é uma escola de negócios brasileira, de padrão e atuação internacionais, que possui a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Há mais de 42 anos, a FDC alia conhecimento acadêmico à experiência empresaria, trabalhando com as organizações e não somente para elas, em uma construção conjunta de soluções educacionais que respeita a identidade, a peculiaridade dos segmentos em que as organizações atuam e a dinâmica dos mercados. Para a FDC, só sobreviverão no século 21 as empresas que construam legado relevante para a sociedade. Por isso hoje ela trabalha com destacado projetos focados em propósito para organizações e indivíduos.