Kinross utiliza motor de anéis para reduzir paradas em moinhos
28/08/13
O motor de indução trifásico de anéis com sistema motorizado e manual de levantamento das escovas, da Weg, é utilizado no Brasil pela Kinross Mineração, uma das grandes produtoras de ouro do mundo, para aumentar a disponibilidade de equipamentos.
A mineradora de ouro Kinross substituiu o sistema de levantamento de escovas do motor pelo sistema motorizado e manual de levantamento de escovas Weg. Foram sete motores reformados, o oitavo ainda está em reforma. Os equipamentos são utilizados nos acionamentos de moinhos de bolas da planta da mineradora em Paracatu (MG).
?A substituição nos garantiu uma maior disponibilidade operacional dos moinhos com redução considerável das falhas. Tecnicamente observa-se um sistema bem mais robusto que o anterior com diversos dispositivos de controle e alarme, possibilitando que integrássemos o sistema ao nosso controlador (CLP)?, destaca Maurício Agostinho Freitas, chefe do departamento de manutenção eletrônica da Kinross Mineração.
?Reduzimos os custos de manutenção de anéis coletores e incrementamos a disponibilidade operacional da planta, garantindo cumprimento de taxa de alimentação, atingimento de metas de produção aliada à redução de manutenções corretivas. Estimamos de forma bem conservadora, que o investimento se paga em cinco meses?, explicou Maurício em comunicado emitido pela Weg.
Nos últimos cinco anos, a Weg forneceu mais de 400 equipamentos como este. O motor de anéis com sistema de levantamento das escovas é utilizado para acionamento de cargas com elevada inércia, onde são necessários altos torques aliados a baixas correntes de partida.
Após a partida do motor, com este sistema, as fases do rotor são ?curto circuitadas? e as escovas são levantadas, evitando o contato permanente das escovas com os anéis coletores, como ocorre nos acionamentos convencionais.
O motor terá o comportamento de um motor de gaiola quando em regime contínuo. Isso elimina a necessidade de monitoramento e substituição frequente das escovas.
Nesse sistema, existe um atuador eletromecânico com chaves de comando que são ajustadas para atuarem de maneira precisa, tanto no procedimento de levantamento, como abaixamento das escovas.
A Weg participará da Exposibram 2013 que acontece de 23 a 26 de setembro, em Belo Horizonte, onde apresentará esta e outras soluções.
Notícias de Mineração Brasil