Joanesburgo recria a `Cidade do Ouro` para contar o berço da sua história
20/05/10
O Gold Reef City mostra como a principal cidade da Copa foi criada e cresceu impulsionada pela mineração até virar referência na África do Sul
;
Joanesburgo será a principal cidade da Copa do Mundo. A maior parte das 32 seleções vai ficar concentrada na região. Dos 64 jogos, 15 serão nos dois estádios locais ? o Ellis Park e o Soccer City. Apesar da importância da cidade sul-africana, Joburg, como os moradores carinhosamente a chamam, é uma cidade relativamente nova, fundada em 1886 sob o impulso da corrida do ouro.
;
Para cultivar as raízes, foi criado um parque temático que faz o visitante conhecer o berço de Joanesburgo.
;O Gold Reef City foi construído ao redor de uma mina de ouro na região sul, próxima ao Soweto e a quase dez quilômetros do centro. Esta mina foi explorada entre 1887 e 1971, mas agora, fora de uso, virou ponto turístico.
Todas as ruas e atrações remetem ao período em que Joanesburgo saiu da condição de acampamento de mineração para uma cidade. E o crescimento do município foi muito rápido. Em 1900 eram 100 mil habitantes. Hoje, eles já passam dos 5 milhões.
;
Aberto de quarta a domingo, o parque faz o visitante se sentir um minerador. Dá para pegar um trem na estação e ir até a o local onde é feita a garimpagem do ouro com peneiras. Logo em frente, uma demonstração de decantação do metal. Nas vielas arborizadas e cheias de casinhas típicas, pavões andam tranquilamente. Ao sentar em um dos restaurantes para almoçar, é comum ser abordado por um grupo de cancã ou danças tribais.
;
A cidadezinha também mistura um pouco de ficção e realidade. Se algumas das atrações são de mentirinha, a capela realiza casamentos de verdade. Além disso, um hotel, instalado ali, usa alguns dos charmosos sobrados para acomodar os seus hóspedes. Quem quiser aventura ainda pode aproveitar as montanhas-russas do parque.
G1