Jayme Nicolato é nomeado diretor-executivo da Mineração Morro do Ipê e Porto Sudeste
24/06/20
Segundo o site Notícias de Mineração Brasil, o ex-diretor-executivo da Ferrous Resources, Jayme Nicolato Correa (foto), foi nomeado diretor-executivo da Mineração Morro do Ipê. A nomeação foi anunciada na terça-feira (23) e, além da mineradora, Nicolato assume também o comando do Porto Sudeste, terminal privado de graneis sólidos em Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Jayme Nicolato Correa.
Nicolato é formado em Engenharia Elétrica pela PUC-Minas, com mestrado pela Unicamp e MBA Executivo pela Insead Business School. Com mais de 28 anos de experiência no setor minerário, além da Ferrous ele também foi diretor-executivo da Transnordestina Logística e da Vicenza Mining. Nicolato atuou ainda como diretor de mineração da Casa de Pedra da CSN e diretor de Logística na Vale, entre outros cargos.
Na Mineração Morro do Ipê, o executivo comandará, por exemplo, a implantação de uma nova usina de beneficiamento e estruturas de apoio da mina Tico-Tico, em Igarapé (MG). O projeto, avaliado em mais de R$ 900 milhões, expandirá a capacidade da operação para seis milhões de toneladas de minério de ferro anuais e teve a licença de instalação (LI) concedida em março passado.
Além da mina Tico-Tico, a Mineração Morro do Ipê opera também a mina de Ipê, também em Minas Gerais. Atualmente, as operações estão concentradas principalmente no processamento de estoques de minério de ferro já existentes e com a produção limitada a 1,9 milhão de toneladas por ano.
“Desde 2016, quando assumiu o empreendimento, a Morro do Ipê investe em um projeto mais simples e adequado ao atual momento econômico global do minério de ferro”, afirma o site da empresa.
A Morro do Ipê é controlada pelas companhias Mubadala, empresa global de investimentos em diversos segmentos da economia; e Trafigura, multinacional líder no comércio de petróleo, metais e minerais, além de um grupo minoritário de investidores.
Fonte: Notícias de Mineração Brasil