Itafós retoma projeto de 1 milhão t de fertilizantes
14/07/10
Entre os projetos de mineração em áreas essenciais para o país retomados neste ano, após a paralisação por conta dos efeitos agudos da atual crise financeira, no quarto trimestre de 2008, está o de fertilizantes da multinacional MbAC Fertilizers. Via sua subsidiária Itafós Mineração Ltda (fantasia Itafós Fertilizantes), a empresa retomou estudos de viabilidade para o projeto de Arraias (TO). Com o novo cronograma, a empresa previa eliminar, até o fim do semestre passado, todas as fases preliminares e determinar a engenharia dos equipamentos e máquinas.
Recentemente, durante o Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, a MbAC informou que, para tocar o projeto, a matriz já tinha caixa de US$ 83 milhões e previsto o início de operação para até o final de março de 2012.
A subsidiária Itafós Mineração planeja, no estart up da planta, a operação para atingir 541 mil toneladas/ano de SSP (superfosfato simples, um fertilizante fosfatado, obtido através da reação do ácido sulfúrico com fosfatos minerais naturais (apatitas – minerais de fosfato; apresenta concentração de 18% a 21% de P2O5, além de 11% de enxofre (S) e 18% de cálcio (Ca) – trata-se de um fertilizante granulado), 50 mil toneladas de ácido sulfúrico e 95 mil toneladas de um produto denominado F160 (fertilizante fosfatado com concentração de 16%).
O SSP é um fertilizante fosfatado granulado. O P2O5 é um pentóxido de fósforo, é um composto derivado do fosfato sendo a base de fertilizantes fosfatados.
Dobra capacidade até 2015
Os investimentos totais previstos pela Itafós, para a Fase 1, somariam US$ 150 milhões de dólares – implantação de uma nova mina, instalações de beneficiamento e unidades de ácido sulfúrico, SSP e de granulação.
Na Fase 2, para conclusão em 2015, a produção dobraria para 1,082 milhão t de SSP, 100 mil t de ácido sulfúrico, e 190 mil t de F160. Atualmente, a Itafós está produzindo 50 mil toneladas de Super 12, e 50 mil toneladas de Itafós 24 (concentrado com 24% de P2O5).
Os fertilizantes fosfatados são insumos agrícolas que contém fosfato. Além do SSP, tem o STP (super fosfato triplo) e misturas NPK – à base de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).
Hoje em Dia