IPT fará mapeamento do solo para identificação de riquezas minerais
16/11/10
Bariri – O prefeito de Bariri, Rubens Pereira dos Santos, assinou um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo que autoriza o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a mapear o solo de Bariri, com o objetivo de identificar as riquezas minerais existentes na cidade.
O valor do convênio é de aproximadamente R$ 150 mil, sendo R$ 16 mil de contrapartida do município. Poucas cidades do estado foram beneficiadas pelo Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios do Estado de São Paulo. A administração municipal solicitou a inclusão de Bariri no programa em abril deste ano.
Acompanharam o prefeito o diretor de Obras Felício José Bollini e o representante dos oleiros de Bariri Adelino Viccari Júnior, o Juninho Viccari. Eles foram recebidos pela assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento, Yolanda Silvestre, e pelo coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial, Hans Schaeffer.
Juninho Viccari explica que o principal objetivo do estudo do solo é identificar novas áreas para a extração de argila, mas o município ganhará ainda mais, pois também serão identificados locais para a exploração de outros minerais. ?Os geólogos e engenheiros do IPT estarão em Bariri a partir da semana que vem e terão cerca de 60 dias para concluir o trabalho de campo. Depois, farão o relatório com o mapa minero-cerâmico de Bariri?, diz.
Ele conta que, com a identificação das áreas onde é possível extrair argila, os oleiros entrarão com um pedido de licenciamento junto à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e ao Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).
Bariri conta atualmente com oito unidades fabris para a produção de peças cerâmicas destinadas a construção civil para o mercado local, abastecendo também outras regiões do estado e sul de Minas Gerais.
Jornal da Cidade – Bauru