INSTITUTO VOTORANTIM E ONG CRIAR BRASIL RENOVAM PARCERIA
09/04/08
Estimular a criação de músicas com temas ligados à cidadania, educação, saúde, gênero, diversidade, meio ambiente e cultura, nos mais remotos pontos do país. Essa é a proposta do ?II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio?, promovido pelo Instituto Votorantim e a ONG Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio. Compositores das cinco regiões poderão se inscrever gratuitamente, até 20 de junho, através de uma das mais de mil rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte associadas ao Criar Brasil, em todo o território nacional.As cinco melhores músicas serão premiadas, juntamente com as rádios a que estão vinculadas. As canções serão, ainda, reproduzidas em CD e servirão de ponto de partida para a produção de programas jornalísticos sobre os assuntos abordados. O material será distribuído gratuitamente para emissoras de todo o país. O Instituto Votorantim investe R$ 108 mil no projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. ?O Instituto Votorantim, por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim, apóia projetos de diferentes abordagens, em todas as regiões do país, que objetivem o acesso da população aos bens culturais. O Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio é uma dessas iniciativas que, de forma criativa, toma o rádio como ferramenta e cria um canal de difusão da cultura popular brasileira, revelando novos talentos da música popular”, afirma Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim.Três especialistas julgarão as composições: a antropóloga e professora da PUC-Rio Santuza Naves, a socióloga e consultora do Ibase Regina Novaes e o músico e compositor Fred Martins. O corpo de jurados levará em conta quesitos como criatividade e comprometimento da canção com questões ligadas à cidadania. ?A intenção é dar ao Brasil a chance de conhecer o melhor de seus artistas e de refletir sobre realidade social de cada região, contribuindo para a construção da cidadania?, explica o coordenador do projeto, João Paulo Malerba.O projeto inicial ?Cultura Popular nas Ondas do Rádio? foi escolhido na 1ª Seleção Pública do Programa de Democratização Cultural da Votorantim. O Instituto recebeu, em 2006, mais de mil inscrições. A seleção contemplou 19 projetos de democratização cultural, totalizando um investimento de R$ 4,6 milhões. Em 2008, o Instituto Votorantim estima investir cerca de R$ 60 milhões em projetos. Os interessados podem ter acesso à lista de emissoras parceiras do Criar Brasil, através das quais devem ser feitas as inscrições, pelo endereço www.criarbrasil.org.br. Já as emissoras que ainda não fazem parte da rede de rádios da entidade podem fazer o cadastro pelo e-mail contato@criarbrasil.org.br ou pelo telefone (21) 2508-5204. Mais informações na página da entidade www.criarbrasil.org.br.A missão do Criar Brasil (Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio) é apoiar as organizações sociais através da produção, capacitação, assessoria e pesquisa radiofônica, visando a democratização da comunicação no Brasil. Com o objetivo de transformar essa idéia em realidade, ela atua desde 1994, com parcerias de instituições públicas e privadas. Um dos maiores conglomerados econômicos do Brasil, o Grupo Votorantim gerencia um portfólio de negócios e produtos focado principalmente em atividades de capital intensivo e em commodities. Suas empresas são líderes ou têm posições destacadas em mercados como cimento e concreto, mineração e metais (alumínio, zinco, níquel e aço), celulose e papel. Igualmente relevantes são suas atividades em suco de laranja concentrado, especialidades químicas e na auto-geração de energia elétrica. O Grupo também tem um papel importante no setor financeiro com o Banco Votorantim, focado no segmento de financiamento corporativo. Áreas novas e promissoras, como biotecnologia agrícola e tecnologia da informação também têm sido adicionadas ao portfólio de investimentos.O Grupo Votorantim, por meio do Instituto Votorantim, escolheu como foco de seus projetos e patrocínios nessa área a promoção da democratização cultural, principalmente para a juventude, proporcionando o acesso às diversas manifestações culturais.
Pauta Social