Inovação ajuda pequenas empresas a driblar a crise
09/06/17
A crise do setor de óleo e gás fez com que muitas empresas do segmento tivessem de buscar alternativas para driblar a recessão. Porém, na contramão da crise, pequenas empresas da cadeia produtiva do setor de óleo e gás estão conseguindo – a partir da aposta em inovação – abrir novos mercados e expandir seus negócios. Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para a maioria dos pequenos negócios no Brasil. “As pequenas empresas estão à frente na esfera da inovação e comprovam, na prática, que as ações inovadoras (muitas vezes com a adoção de tecnologias de ponta), não são algo restrito ao universo das grandes corporações”, destaca.
Para o empresário Manlio Fernandes, inovar é uma estratégia de mercado, uma forma de se diferenciar, agregar valor ao seu produto. Entre o fim de 2010 e início de 2011, o oceanógrafo criou a Oil Finder a partir da tecnologia desenvolvida por ele durante o doutorado. O sistema criado por Manlio – inédito mundialmente – aprimora o planejamento e a execução do programa exploratório em campos offshore.
“Com a exploração de óleo e gás acontecendo em profundidades cada vez maiores e com custos cada vez mais elevados (o valor de estruturação de um poço pode exceder a quantia de US$ 100 milhões), as empresas buscam se municiar de informações que delimitem a área de investigação para a posterior utilização de ferramentas mais caras. A tecnologia remota que desenvolvemos reduz o risco exploratório e aumenta a taxa de sucesso”, destaca Manlio.
De acordo com o Manlio, o Brasil tem um ambiente normalmente hostil à inovação. “Até que o pesquisador transforme uma invenção em inovação, ele precisa transpor uma série de obstáculos. Um dos principais é a falta de investimento”, comenta.
7º Congresso de Inovação
Nos 27 e 28 de junho, o Sebrae e a CNI realizam em São Paulo o 7º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. O tema do Congresso este ano é: Inovar é Criar Valor.
Os objetivos do Congresso são: promover a inovação empresarial, apresentar iniciativas inovadoras, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas, trocar experiências e conhecimentos sobre a inovação e desenvolver o ecossistema da inovação no Brasil.
Mais informações: http://www.congressodeinovacao.com.br/.