Iniciativas aprimoram a gestão de manutenção da Samarco
29/10/20
Preparando-se para a retomada das operações, prevista para o final deste ano, as gerências de Manutenção e Gestão de Ativos da Samarco desenvolveram, na Unidade de Ubu (ES), iniciativas para aumentar a produtividade. Dentre as medidas adotadas destacam-se a implementação de uma ferramentaria móvel e as aquisições de veículos de pequeno porte – F4000 e triciclos elétricos – para otimizar os deslocamentos e os trabalhos das equipes.
A iniciativa surgiu após estudo identificar que cerca de 80% das movimentações na unidade são para a realização das atividades em obras de pequeno e médio porte, ou seja, de até uma tonelada, fazendo com que o deslocamento dos empregados impactasse na produtividade.
O gerente de Manutenção da Unidade de Ubu, Gabriel Rossoni, explica que essas alternativas permitem a otimização do tempo, com consequente aumento de produtividade da mão de obra. Antes da adaptação de duas F4000, a gerência utilizava guindastes ou caminhão munck, equipamentos que carregam peças de toneladas para intervenções de maior porte. A partir da adaptação dos veículos, o braço mecânico faz a carga e a descarga de materiais com até 600 quilos, transporta em segurança até 12 pessoas na cabine e realiza com mais agilidade manutenções de rotina que demandam o carregamento de cargas menores. Com a aquisição dos veículos adaptados, foi possível substituir duas caminhonetes e uma van, gerando uma economia de R$ 42 mil por ano.
“A maneira de fazer transporte e executar determinadas atividades na mineração é a mesma há anos. Precisamos quebrar paradigmas, inovar, buscar alternativas como essas que possam romper com o tradicional e otimizar nossos processos operacionais. Estamos oferecendo opções de transporte e de posicionamento de recursos para que os empregados percam menos tempo antes de iniciar as atividades de manutenção. Portanto, todas as atividades de manutenção foram beneficiadas”, disse o gestor. Rossoni reforça que todas as atividades são executadas com respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19.
Ferramentaria a todo alcance
Outra iniciativa implementada recentemente e que minimiza o tempo de deslocamento dos empregados na unidade e aumenta a produtividade é a ferramentaria móvel, uma extensão da ferramentaria central, que permite levar ferramentas e consumíveis para o ponto onde há maior concentração de serviços sendo executados. Estima-se uma economia de aproximadamente 2600 horas por ano de deslocamento em busca de peças.
A ferramentaria móvel possui um self-service de materiais de consumo e um posto avançado de trabalho com solda, contando com tomadas e coberturas. Para saber quais ferramentas e insumos estão disponíveis, o usuário pode consultar o estoque por meio de aplicativo de conversa ou via rádio. “Hoje, a ferramentaria móvel tem ficado próxima à usina 4, onde são executadas as ações de prontidão operacional para a retomada das operações”, explica Rossoni. A usina 4 é a que voltará a funcionar após a retomada das operações com 26% da capacidade produtiva.
A aquisição de seis triciclos elétricos foi outra iniciativa para contribuir para a produtividade na manutenção. Hoje, os empregados passam em média 15,2 minutos por dia aguardando transporte. Com os triciclos, o tempo de espera pode ser reduzido para 2,5 minutos. Além de agilizar o transporte das pessoas que, para se deslocarem, dependem de veículos que circulam internamente ou até mesmo se deslocam a pé pela Unidade, os triciclos têm capacidade para carregar aproximadamente 500 quilos em equipamentos. Além disso, a introdução de veículos elétricos nas atividades de manutenção representa um importante passo em direção a práticas ambientalmente sustentáveis de locomoção.
Sobre a Samarco
É uma empresa de capital fechado, uma joint venture de propriedade da Vale e BHP Billiton Brasil. Com sede em Belo Horizonte (MG), é um empreendimento integrado, com duas unidades operacionais: o Complexo de Germano, em Mariana (MG), que contempla as minas e os concentradores para o beneficiamento de minério de ferro, e o Complexo de Ubu, em Anchieta (ES), onde estão as usinas de pelotização e o terminal portuário. As unidades são interligadas por minerodutos com cerca de 400 quilômetros de extensão, que atravessam 25 municípios.
Com a aprovação da Licença de Operação Corretiva (LOC), aprovada em outubro de 2019 pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a Samarco possui todas as licenças ambientais necessárias para a retomada das operações, prevista para o final de 2020, de forma gradual. A empresa voltará diferente, com mais segurança e após a implantação de novas tecnologias, como o sistema de filtragem de rejeitos, que possibilitará o empilhamento a seco de 80% do rejeito gerado.