Indústria mineira apresenta posição de destaque no Brasil
02/06/15
A indústria mineira tem mostrado que possui bastante força. E, às vésperas do dia em que se celebra esse segmento no país ? 25 de maio ?, o jornal O TEMPO mostra a importância do setor em Minas Gerais e como ele tem se estabelecido.
São vários os exemplos que temos quando pensamos nas empresas que compõem o cenário do Estado atualmente. Nomes importantes logo vêm à mente e revelam que, em Minas Gerais, há organizações de relevância nacional, capazes de contribuir de forma bastante significativa para a economia e também para que haja a manutenção de números positivos, fazendo, inclusive, com que o Estado se destaque nacionalmente.
Um balanço que consta como parte do Painel Regional da Indústria Mineira ? Regionais Fiemg mostra como essa realidade pode ser vista na prática graças aos investimentos no setor e a sua estrutura, que vem se consolidando ao longo do tempo, mostrando potencial e, ainda, capacidade de crescimento e de desenvolvimento.
Avanço
Um exemplo disso é que a indústria mineira cresceu, de uma forma que pode ser considerada relevante, em participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. De acordo com o levantamento, no ano de 1968, Minas Gerais participava com 5,6% do Valor da Transformação Industrial (VTI) nacional. Já em 1995, esse número subiu para 8,43%. Em 2012, enfim, o Estado atingiu 11,2%.
Além disso, ainda de acordo com o apontamento, as indústrias em Minas têm mostrado que estão, inclusive, contribuindo para o lugar em que estão abrigadas mais que a média de outros Estados. Em dez anos, entre 2002 e 2012, a indústria teve uma representação de 31,5% do PIB mineiro. Já na média nacional, essa participação ficou em 27,9%. Esses números, portanto, acabam contribuindo para que a economia de Minas seja mais influenciada pelas indústrias do que as de outros lugares do Brasil.
Concentração
Além disso, no que diz respeito à concentração setorial, Minas Gerais também mostra que tem um nível maior do que aquele que pode ser encontrado na média brasileira.
Em nosso Estado, quatro setores (mineração, metalurgia, alimentos e fabricação de veículos), em 2012, foram os responsáveis por 62,6% do Valor da Transformação Industrial gerado em Minas Gerais.
Enquanto isso, no que diz respeito à média nacional, esse número, relacionado aos mesmos quatro setores citados, jamais foi maior do que 42% do VTI entre os anos de 2007 e 2012.
O Tempo – BH