Indústria deve voltar ao nível pré-crise em janeiro
04/09/09
A indústria mineira deve retornar ao nível de produção pré-crise econômica internacional em janeiro de 2010, caso seja mantido o ritmo atual de recuperação da atividade, conforme estimativas de técnicos do Governo. Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção da indústria mineira registrou crescimento de 1,8% entre junho e julho, pouco abaixo da média nacional, que foi de 2,2% no mesmo período. Foi o sétimo mês seguido de crescimento da produção industrial do Estado, que acumula uma alta de 21,2% até julho.
A melhora dos indicadores da produção industrial mineira arrefeceu a queda do setor provocada pela eclosão da crise econômica internacional, em setembro de 2008. Conforme Antônio Braz, analista do IBGE em Minas Gerais, na comparação de um mês com igual mês do ano anterior, a atividade industrial no Estado saiu de uma retração de -29,4%, em janeiro deste ano, para -16,1% em julho. ?Se considerarmos o fim do ano passado, quando houve uma queda violentíssima, desde então (a indústria) vem se recuperando. Dá para dizer que é uma tendência?, diz Braz, que evita fazer prognósticos sobre o nível de atividade, com o argumento de que este não é o papel do IBGE.O IBGE não detalha a variação no nível de produção de um mês para o outro por setor industrial das regiões. O Instituto só abre os dados setorialmente de forma regionalizada no confronto de um mês com igual mês do ano anterior. Nesta base de comparação, os resultados setoriais ainda são negativos, mas também apresentam melhora em relação ao início deste ano.
No setor de mineração, a produção saiu de uma retração de -46,6% em janeiro de 2009 ante janeiro de 2008, para -26,3% em julho deste ano contra igual mês do ano passado. A indústria de transformação, por sua vez, passou de uma queda de -26,4% para -14,2% na mesma base de comparação.
Dentro da indústria de transformação e ainda com base na comparação de um mês com o correspondente do ano anterior, o IBGE constatou melhora também na metalúrgica básica – inclui produção de aço -, que saiu de -49,5% em janeiro para -29,8% em julho. A indústria automotiva – produção de veículos e autopeças -, por sua vez, evoluiu de -29,3% em janeiro para -10,3% em julho.
A indústria de máquinas e equipamentos – inclui escavadeiras – também se recuperou. Passou de -67% em janeiro de 2009 para -34% em julho. O setor de produtos de metal – inclui fundições de ferro e fabricação de panelas -, porém, teve pouca reação, saindo de uma queda de -40% em janeiro para -38,4% em julho de 2009.
Além de Minas Gerais, o IBGE apurou melhora do nível de produção industrial, no confronto de julho ante junho, em outros nove dos 14 locais pesquisados. Tiveram alta acima da média nacional de 2,2% os estados do Paraná (15,3%), Espírito Santo (8,9%), Goiás (6%) e Amazonas (3,6%).
Acompanharam Minas Gerais com crescimento abaixo da média do Brasil os estados do Rio de Janeiro (1,8%), São Paulo (1,4%), Rio Grande do Sul (1,1%), Ceará (0,9%) e Santa Catarina (0,8%). Tiveram retração do nível de atividade os estados da Bahia (-6%), Região Nordeste (-3,5%), Pernambuco (-1,5%) e Pará (-1%).
Hoje em Dia