e-MINERAÇÃO: especialistas debatem importância dos remineralizadores de solo
03/05/22

Especialistas debatem importância dos remineralizadores de solo. Crédito: divulgação
Os remineralizadores são grandes potencializadores da agricultura. Com eles, é possível aumentar a eficiência do aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, melhorando o solo e sua atividade biológica. A importância dos remineralizadores para o agronegócio nacional e como podem contribuir para diminuir a dependência dos fertilizantes importados pelo país foi debatido no painel “Remineralizadores de Solos no Brasil”, realizado nesta 3ª feira, 3/5, durante o e-MINERAÇÃO 2022.

Crédito: divulgação
O moderador do painel, Enir Sebastião Mendes, diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME/SGM), destacou que “os remineralizadores são considerados importantes fontes complementares de fertilização de solos, fazendo frente a uma demanda crescente por produtos e tecnologias fertilizantes e produção agrícola equilibrada e sustentável”.

Crédito: divulgação
Para o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, Márcio Remédio, alguns remineralizadores são apontados como os transformadores da agricultura tropical para mais sustentável. O especialista ressalta que o produto é uma oportunidade de exploração de novos minérios, novos investimentos, importante insumo no combate ao aquecimento global e a sua potencial transformação da agricultura, com alimentos mais nutritivos, com fertilização mais orgânica e menos química.
“O potencial existente é enorme, dada a grande geodiversidade (..). A disseminação desse assunto traz benefícios ao setor mineral brasileiro. Ele aproxima a indústria mineral da população, já que o cidadão comum entende no dia a dia a utilização de insumos minerais em benefício da agricultura”. Outro fator importante destacado pelo especialista é a capacidade de produção que ainda não é suficiente, dado o tamanho da área agricultável, este é um setor que tende a crescer expressivamente. “Os dados mostram que de 2020 a 2021 houve um crescimento de quase 100% deste insumo e isso obviamente aponta os caminhos que devem ser percorridos pelo setor”, avalia Remédio.

Crédito: divulgação
Os remineralizadores permitem a criação de uma nova camada de solo, podendo aplicar novas características mineralógicas para este solo, tendo impacto a longo prazo. Com isso, pode-se fazer um aproveitamento mais eficiente da água e dos nutrientes, explica o pesquisador da Embrapa Cerrado, Éder de Souza Martins.
“O principal benefício dos remineralizadores é aumentar a eficiência do uso de nutrientes. Então ele não é uma fonte com a finalidade de substituir a outras fontes utilizadas, mas aumentar a eficiência e uso de nutrientes de uma forma geral. A EMBRAPA e o Serviço Geológico do Brasil fez um estudo que aponta que temos uma fonte de insumos a menos de 300 km de qualquer área agrícola do país, o que mostra o grande potencial que o Brasil tem de desenvolvimento do setor e a possibilidade de todas as áreas agrícolas e de pastagens do país”, analisa o pesquisador da EMBRAPA.

Crédito: divulgação
O CEO da mineradora Pedra Congonhas, Ottavio Raul Carmignano, destacou três desafios do setor mineral para o crescimento na produção de remineralizadores, principalmente na adequação à legislação. “Não se consegue aumentar a capacidade de produção de uma empresa por 10 vezes sem a alteração de uma licença ambiental. O setor mineral tem as competências necessárias e está preparado para fomentar a produção e entregar produtos com confiabilidade e qualidade. No entanto, é necessário apoio para que os procedimentos legais que atendam a toda a legislação vigente, sejam mais rápidos”, diz.
Carmignano também ressaltou os investimentos em pesquisas e tecnologia. “A mineração está dando seu passo para aumentarmos os nossos conhecimentos de maneira a produzir sempre o bem mineral de qualidade, que atenda a legislação e que entregue os resultados que os produtores esperam”.
Sobre o e-MINERAÇÃO
O e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022 terá programação de lives neste dia 3 de maio, com acesso gratuito,mediante inscrição. Clique aqui para acessar a programação. Em paralelo, o evento sediará 257 reuniões de rodadas de negócios individuais, entre 17 mineradoras e fornecedores – 402 deles se inscreveram previamente para negociar diretamente com as mineradoras.
O evento conta com o patrocínio da Anglo American, da Dassault Systèmes e da Mosaic Fertilizantes. Figuram como apoiadores editoriais as revistas Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, e o site Notícias de Mineração Brasil.
Serviço:
e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022
Data: 3 e 4 de maio
Local: Evento 100% online
Mais informações e inscrições em https://ibram.org.br/evento/e-mineracao/