Imerys: colaboradores retomam atividades presenciais de forma gradual
27/08/20
Diversos colaboradores da indústria iniciaram o processo de retorno gradual das atividades presenciais em seus respectivos setores de trabalho. A retomada segue todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos decretos municipais contra a covid-19.
No município paraense de Barcarena, um colaborador que iniciou o retorno presencial foi Mauro Jacob, analista de TI da Imerys. O setor de informática adotou o retorno gradual, onde os colaboradores trabalham presencialmente duas vezes por semana e os demais dias continuam sendo no formato home office. “Moro em Belém, e o transporte até Barcarena é feito pela empresa por meio de um ônibus exclusivo. No setor de TI trabalham nove colaboradores, então é mais tranquila a viagem até a empresa”, afirma Mauro.

Crédito: Imerys
Essa mudança foi uma das medidas que a mineradora que atua com caulim no município tomou. Os horários dos ônibus foram modificados para evitar aglomerações e há medição de temperatura na entrada da planta. O departamento de Gestão de Pessoas e o time Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Imerys trabalharam em parceria para garantir que todas as medidas de segurança recomendadas pela OMS sejam seguidas. “Fizemos uma reorganização das salas de reunião para garantir o distanciamento, reduzindo também a quantidade de pessoas que podem participar, aumentamos a quantidade de recipientes de álcool em gel em pontos estratégicos, reforçamos a importância das portas abertas para garantir a circulação, entre outros. São vários pontos que todos os colaboradores estão tomando ciência nesse retorno gradual. Todos recebem um diagnósticos e orientações para combate a covid-19”, explica Marcelo Praxedes, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Imerys.
Flávia Souza, analista de Relações com a Comunidade da Imerys, aderiu à retomada de forma gradual. “As atividades da Casa Imerys, projeto social da empresa, retornaram de forma presencial no início do mês de agosto, o que tem sido muito bom para a comunidade local. Estamos voltando com todo o cuidado possível para a segurança de todos. As turmas foram divididas para evitar aglomerações e estamos seguindo o plano de contingência que foi autorizado pela Vigilância Sanitária de Barcarena. Fizemos todas as adaptações na Casa, reforçando o distanciamento e fornecendo as formas de prevenção”, afirma Flávia.