IBRAM realiza oficina para elaboração do novo guia de planejamento para o fechamento de mina
30/11/23
O planejamento do fechamento de uma mina é uma questão estratégica na mineração e está diretamente ligado aos aspectos relativos à segurança, recuperação ambiental, assim como impactos socioeconômicos, a diversificação econômica e o uso futuro dos territórios. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou nesta quinta-feira, 30, no formato virtual, a 2ª oficina para a elaboração do novo guia de planejamento para o fechamento de mina, que teve a 1ª versão lançada em 2013. A 2ª oficina contou com participações de representantes dos poderes públicos federais e estaduais, professores e estudantes, presentantes de mineradoras e sociedade civil.
O encontro, realizado em parceria com a empresa de consultoria Alvarez & Marsal, promoveu um debate sobre as atualizações do tema fechamento de mina, desde as novas normativas nacionais até boas práticas e padrões internacionais e nacionais. As contribuições dos participantes desta oficina irão enriquecer ainda mais na elaboração do novo guia de planejamento para o fechamento de mina a ser publicado em 2024.
Para o diretor de Sustentabilidade do IBRAM, Júlio Nery, este tema é cada dia mais importante no setor mineral. “As grandes cavas vão começar a se esgotar em um futuro próximo. Precisamos desenvolver estes projetos, um olhar diferenciado para a evolução da mina, visando o término das suas operações e o seu impacto na sociedade”, reforçou.