IBRAM promove jantar com empresários e autoridades na Arábia Saudita
13/01/25
Iniciativa reforça o papel do Instituto na missão brasileira ao Future Minerals Forum 2025, que oferece perspectivas positivas para negócios às mineradoras do Brasil.
Na noite desta segunda-feira (13), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) promoveu um jantar em Riad, capital da Arábia Saudita, para estreitar relações entre empresários e autoridades que compõem a comitiva brasileira participante da 4ª edição do Future Minerals Forum (FMF), de 14 a 16 de janeiro.
O encontro ressaltou o papel estratégico do IBRAM como articulador no diálogo entre o setor mineral brasileiro e parceiros internacionais, destacando a relevância da cooperação e dos investimentos no contexto global da mineração. A discussão enfatizou, especialmente, as oportunidades relacionadas à transição energética, alinhando os interesses da mineração brasileira com as demandas do mercado árabe.
O vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, que representa o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, nos compromissos na Arábia Saudita, destacou que a missão liderada pelo Instituto abre perspectivas sólidas para networking e negócios duradouros para os associados. “Estamos focados em alinhar os interesses de investidores que desejam destinar volumes significativos à mineração brasileira, especialmente nas oportunidades geradas pela transição energética, com o compromisso do Brasil de expandir sua produção de forma sustentável, contando com a parceria estratégica da nação árabe”, afirmou.
Azevedo e Silva também ressaltou que a presença do Brasil no Future Minerals Forum consolida o país entre os principais players da indústria mineral, ampliando sua capacidade de negociação diplomática e comercial no cenário global. Além disso, o evento é uma plataforma para atrair investimentos expressivos, que poderão impulsionar a produção mineral, gerar empregos e fomentar renda, de forma descentralizada, em território nacional.
O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, reforçou o papel do IBRAM em reunir os principais atores do setor. Ele destacou que esta é a primeira vez que a ANM participa do fórum no país árabe. Segundo Sousa, o evento e o encontro organizado pelo IBRAM são passos importantes para iniciar o ano com uma agenda abrangente de debates sobre a mineração e seus desafios globais.
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, também participou do encontro, reforçando a necessidade de consolidar o Brasil como uma potência mineradora reconhecida internacionalmente. Carballal destacou a importância de uma maior compreensão, por parte da sociedade brasileira, sobre o papel da mineração como motor de geração de riquezas, desenvolvimento econômico e social. Ele saudou o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, por sua contribuição aos avanços positivos do setor mineral brasileiro. e também fez convite a todos para participarem da próxima EXPOSIBRAM 2025, que ocorrerá em Salvador (BA), entre os dias 28 e 30 de outubro.
Cerca de 40 personalidades e autoridades do governo brasileiro participaram do jantar, que também contou com a presença de outros dirigentes do IBRAM, o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, e o diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.