IBRAM prestigia a premiação “Empresas do Ano do Setor Mineral”
26/11/24
Evento realizado pela Revista Brasil Mineral, em Belo Horizonte (MG), entregou o prêmio de Personalidade do Ano para a presidente do Conselho do IBRAM, Ana Sanches, e contou com a presença do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva
A Revista Brasil Mineral realizou nesta segunda-feira, 25/11, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG), o “Fórum Brasil Mineral: O papel do setor mineral no enfrentamento das mudanças climáticas” e a 40ª edição do Prêmio “Empresas do Ano do Setor Mineral”.
Além de premiar as empresas que se destacaram em 2024, também reconheceu a presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e CEO da Anglo American, Ana Sanches, como Personalidade do Ano do Setor Mineral em 2024. “Olhando a minha trajetória profissional de 28 anos, tenho uma busca incansável pela excelência em tudo que eu faço. Trabalhar na mineração nos últimos 12 anos tem me dado a oportunidade de contribuir para a transformação do nosso setor, para que ele seja cada vez mais seguro, sustentável e responsável, aprimorando as práticas ambientais, sociais e de governança, alinhadas aos anseios da nossa sociedade”, destacou.
O vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, reconheceu o trabalho de Ana Sanches para o fortalecimento da mineração e das demais empresas premiadas. “Ana Sanches foi a primeira mulher presidente do Conselho Diretor do IBRAM em 47 anos. Esta premiação é motivo de muito orgulho para todos nós e ressalta a sua dedicação e contribuição para que a mineração seja cada dia mais sustentável. Também gostaria de parabenizar a Revista Brasil Mineral pela iniciativa de valorizar o trabalho das empresas do setor que se destacaram este ano.”, ressaltou.
Durante o Fórum Brasil Mineral, o diretor de Sustentabilidade do IBRAM, Julio Nery, reforçou o papel da mineração na transição energética, a importância do setor mineral se comunicar de forma adequada e efetiva com a sociedade. Ele também destacou as ações do Instituto para promover avanços na descarbonização e produção de minerais críticos.
“Temos feito muitos estudos no IBRAM acerca das necessidades futuras para a transição energética. Dentre eles, desenvolvemos um grande trabalho com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) sobre minerais críticos e também desenvolvemos o 3º Inventário sobre Gases de Efeito Estufa para a Mineração. Somos um dos setores mais avançados em termos de estudos. Tem setor que nem começou esse processo”, avaliou Nery. Clique aqui para acessar as publicações.
O IBRAM também foi representado pelo diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello, pelo diretor de Comunicação Paulo Henrique Soares, e pela gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes.
Confira as empresas vencedoras do Prêmio:
Governança Ambiental
Grande Porte – ArcelorMittal
Médio/Pequeno Porte – Brazilian Nickel
Governança Social
Grande Porte – Anglo American
Médio/Pequeno Porte – Serra Verde
Inovação Tecnológica
Grande Porte – Vale
Médio/Pequeno Porte – Mineração Taboca
Crescimento
Grande Porte – Vale
Médio/Pequeno Porte – Aura Minerals
Pesquisa / Prospecção Mineral
Grande Porte – Ero Brasil
Médio/Pequeno Porte – Aclara Resources