IBRAM participa da inauguração de projeto industrial da Eurochem
15/03/24
A inauguração de complexo mineroindustrial, na Serra do Salitre, em Minas Gerais, é um passo importante na direção da autossuficiência do Brasil na produção sustentável de fertilizantes. Esta é a avaliação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em relação ao novo investimento do grupo EuroChem, produtor global de fertilizantes.
Com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o complexo será responsável por 15% da produção nacional do insumo. Para o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do IBRAM, Alexandre Mello, presente ao evento, é uma grande oportunidade para o país fortalecer o processo de crescimento na fabricação desse produto fundamental para a agricultura brasileira. “Consideramos um marco esta inauguração, uma vez que o Brasil investiu, no ano passado, cerca de US$ 25 bilhões na importação de fertilizantes devido à deficiência na produção nacional”, afirmou.
A cerimônia de inauguração contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de ministros e autoridades do poder público e privado.
Sobre o projeto
O projeto, que recebeu mais de US$ 1 bilhão em investimentos e empregará 1,5 mil colaboradores, é o primeiro da Eurochem fora da Europa em modelo verticalizado. Ele integra atividades de mineração, beneficiamento, produção e distribuição de fertilizantes. A unidade é composta por uma mina de fosfato a céu aberto com mais de 350 milhões de toneladas de reservas minerais e cerca de 25 anos de vida útil. O projeto conta ainda com uma planta de ácido sulfúrico, uma de ácido fosfórico, e unidades de acidulações e granulações.